23°C 24°C
Salvador, BA
Publicidade

Emccamp e CEFET-MG unem forças para formar mulheres na construção civil por meio do programa Mulheres Mil

Empresa oferecerá estágio e possibilidade de contratação às participantes do curso, reforçando seu compromisso com a inclusão e a qualificação profissional feminina no setor

27/06/2025 às 12h00
Por: Redação
Compartilhe:
Emccamp e CEFET-MG unem forças para formar mulheres na construção civil por meio do programa Mulheres Mil

A Emccamp Residencial firmou uma parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG para realizar o programa Mulheres Mil, com o objetivo de capacitar mulheres para atuarem no setor da construção civil. A iniciativa do Governo Federal promove autoestima, empoderamento e geração de renda para mulheres a partir dos 16 anos, em situação de vulnerabilidade, por meio de cursos de Formação Inicial e Continuada. O programa também contribui com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, gerando impactos positivos em áreas como educação, igualdade de gênero e trabalho decente.

A turma, composta por 25 mulheres, oferece formação de assentadoras de revestimento cerâmico, com duração de três meses, de maio a julho de 2025. A formatura está prevista para setembro. Durante esse período, as participantes recebem qualificação técnica e acompanhamento pedagógico contínuo, com foco na preparação para o mercado de trabalho na construção civil.

Como parte do compromisso com a formação e empregabilidade dessas mulheres, a Emccamp oferecerá estágio a todas as participantes do curso. A oportunidade de contratação dependerá do desempenho de cada aluna durante a capacitação.

De acordo com o gerente do departamento de Qualidade da Emccamp, Romagno Soares de Moraes, gestor da parceria, a transformação social começa com a educação e a capacitação. “Ao oferecer formação técnica de qualidade e abrir as portas para o estágio e a possibilidade de empregabilidade, estamos não apenas preparando essas mulheres para o mercado, mas também contribuindo para um setor mais diverso, justo e com mais oportunidades. A presença feminina na construção civil precisa deixar de ser exceção e passar a ser parte do cotidiano dos canteiros de obras”, enfatiza.

A formação - O curso é realizado pelo CEFET-MG e apoiado pela Escola Emccamp, criada pela empresa para formar e aprimorar profissionais para atuar em suas obras nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A capacitação de ceramista é dividida em módulos que abrangem desde conteúdos básicos e direitos trabalhistas até técnicas práticas de revestimento cerâmico. Além disso, aborda segurança do trabalho, uso de ferramentas, conhecimento de materiais de construção e normas técnicas.

No dia 24 de maio, as alunas visitaram a obra do Brizze, empreendimento da construtora que está sendo erguido no bairro Estoril, em Belo Horizonte, em um momento simbólico que marcou o início oficial do curso. A visita foi viabilizada por Thiago Magalhães, graduando em Engenharia Civil pelo CEFET-MG e assistente de Controle da Emccamp, que trouxe o projeto para a empresa e atuou como ponte entre a instituição de ensino e a construtora. “A visita permitiu que elas conhecessem o funcionamento de um canteiro de obras e observassem de perto as etapas de execução, aproximando-as da rotina do setor e incentivando sua inserção profissional”, destaca Thiago.

Cristina Guimarães Cesar, professora do CEFET-MG e coordenadora do projeto, destaca que novas turmas e cursos serão oferecidos, como pintura, drywall, entre outros, ampliando as possibilidades de capacitação e inserção no setor.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias