23°C 24°C
Salvador, BA
Publicidade

10 dicas para um lar mais acolhedor e cheio de personalidade

A arquiteta Dafny Freire, da Construtora Patriani, lista as melhores maneiras para criar ambientes que acolhem e encantam

27/06/2025 às 09h00
Por: Redação
Compartilhe:
10 dicas para um lar mais acolhedor e cheio de personalidade

Transformar a casa em um refúgio acolhedor e cheio de personalidade vai além da decoração. Pequenos ajustes nos ambientes podem fazer toda a diferença para criar um espaço mais confortável e convidativo.

“De modo geral, um ambiente aconchegante é onde sentimos a sensação de bem-estar, um local que seja agradável e confortável. Transformar seu lar em um espaço prazeroso para se viver é essencial. Compreende diversas estratégias que abrangem muito mais que a decoração, está relacionado a qualidade de vida para todos os moradores. Afinal, o nosso lar é nosso refúgio, onde descansamos e recarregamos as energias após a nossa rotina diária”, explica Dafny Freire, arquiteta da Construtora Patriani.

Confira dez dicas selecionadas pela arquiteta para deixar o lar ainda mais aconchegante:

Invista em iluminação indireta

Apostar em luminárias, abajures e fitas de LED com luz amarelada e âmbar criam uma atmosfera mais quente e relaxante, diferente das luzes brancas e frias, mais recomendadas para ambientes comerciais. Existem estudos que apontam que a luz amarelada nos auxilia a dormir melhor e não inibe a produção de melatonina, o hormônio que regula o sono. 

Capriche nos tecidos

Almofadas macias, mantas de tricô e cortinas de tecidos leves trazem textura e calor para os cômodos. "Os tecidos são elementos essenciais para adicionar conforto tátil. Um sofá aconchegante com almofadas bem escolhidas pode trazer outro ar para ambiente", afirma a arquiteta.

Cores que abraçam

Tons terrosos, pastéis e neutros criam uma sensação de tranquilidade. Cores como bege, caramelo e verde musgo aquecem os espaços sem pesar.

Perfume o ambiente

Velas aromáticas, difusores de óleos essenciais ou sachês de lavanda espalhados pela casa estimulam os sentidos e reforçam a sensação de tranquilidade.

Elementos naturais

Introduzir plantas, pedras e madeira nos detalhes reforça a conexão com a natureza. "Um assunto que está muito em alta nas últimas feiras de arquitetura é a biofilia, que consiste exatamente em examinar como a natureza melhora o bem-estar do ser humano e quais estratégias, nós arquitetos, podemos adotar para trazer esses benefícios para a vida dos nossos clientes. Uma ótima aposta são vasos de plantas, que sejam propícias para interiores, em locais onde costumamos relaxar: sala de estar, varandas, etc. Com isso ajudamos a promover essa sensação contentamento.", diz Dafny Freire.

Organização é tudo

Um ambiente aconchegante também é aquele sem excessos. Invista em cestos, nichos e prateleiras que ajudem a manter seu ambiente organizado e prático.

Tapetes que aquecem

Tapetes no quarto e na sala ajudam a isolar o frio do chão e proporcionam uma sensação de conforto sob os pés.

Arte nas paredes

Quadros e até tapeçarias artesanais podem personalizar os ambientes e torná-los mais acolhedores.

Cantinho da leitura ou relaxamento

Reserve um espaço com uma poltrona confortável, uma luminária e um pequeno apoio para criar um refúgio para relaxar, ler ou tomar um chá.

Toques pessoais

Fotos de família, objetos trazidos de viagens ou heranças de valor sentimental deixam o lar único, cheio de personalidade e histórias.

"O aconchego está nos mínimos detalhes que contam a história de quem vive naquele local, é aquela sensação de entrar e dizer “estou em casa, no meu refúgio". Isso reflete o êxito de um projeto bem pensado nas especificidades e necessidades do cliente.”, conclui Dafny.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias