23°C 24°C
Salvador, BA
Publicidade

Confiança da construção sobe 0,7 ponto em junho, a 94 pontos

As medidas recentes, de criação de nova faixa para o programa Minha Casa Minha Vida, trouxeram perspectivas mais positivas para a demanda

27/06/2025 às 06h30
Por: Redação Fonte: Estadão
Compartilhe:
Confiança da construção sobe 0,7 ponto em junho, a 94 pontos

O Índice de Confiança da Construção (ICST) avançou 0,7 ponto porcentual na passagem de maio para junho, a 94 pontos, após ter recuado 0,3 ponto em maio, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, a média móvel trimestral do índice recuou 0,4 ponto, sexta queda consecutiva.

“As medidas recentes, de criação de nova faixa para o programa Minha Casa Minha Vida, trouxeram perspectivas mais positivas para a demanda e alavancaram as expectativas das empresas do mercado de Edificações”, observou, em nota, a coordenadora de Projetos da Construção do Ibre/FGV, Ana Maria Castelo.

Castelo pondera, porém, que o ambiente de negócios permanece mais hostil e desafiador. Segundo ela, isso tem contribuído para uma percepção mais negativa em relação à situação corrente dos negócios, uma vez que as empresas chegaram em junho menos confiantes do que há um ano.

Houve, nesta leitura, recuo de 0,2 ponto do Índice de Situação Atual (ISA-CST), a 92 pontos. Já no Índice de Expectativas (IE-ICST) houve avanço de 1,7 ponto, a 96,3 pontos, maior nível desde dezembro de 2024 (97,5 pontos).

O Nível de Utilização da Capacidade (Nuci) da Construção cedeu 0,2 ponto porcentual, para 79,3%. O Nuci de Mão de Obra ficou estável em 81% e o de Máquinas e Equipamentos subiu para 73,9%.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias