24°C 26°C
Salvador, BA
Publicidade

Corretagem 4.0: como a IA redefine o processo de busca pelo imóvel ideal

. Ao assumir tarefas operacionais e repetitivas, ela libera os corretores para se dedicarem aos fatores que mais importam: o relacionamento com o cliente, a escuta ativa e a capacidade de identificar oportunidades de negócio

29/05/2025 às 08h00
Por: Redação
Compartilhe:
Corretagem 4.0: como a IA redefine o processo de busca pelo imóvel ideal

O mercado imobiliário está em meio a uma transformação discreta, mas significativa. Impulsionada por demandas de consumidores cada vez mais exigentes e burocracias mais complexas, a digitalização do setor está modificando a busca, negociação e venda de imóveis. Nesse cenário, a inteligência artificial (IA) vem para automatizar processos, agilizar etapas burocráticas e oferecer respostas mais rápidas ao público. No entanto, surge um questionamento essencial: qual será o papel dos corretores nesse novo cenário?

 

Ao contrário do receio de que possa ameaçar a profissão, a IA tem se mostrado uma aliada essencial para o setor. Ao assumir tarefas operacionais e repetitivas, ela libera os corretores para se dedicarem aos fatores que mais importam: o relacionamento com o cliente, a escuta ativa e a capacidade de identificar oportunidades de negócio. Neste caso, a tecnologia, portanto, não substitui o fator humano, mas o valoriza e amplia seu impacto.

 

Isso ocorre porque as soluções baseadas em IA otimizam processos, reduzem a burocracia e tornam a jornada de compra e locação de imóveis mais ágil. Chatbots, ferramentas de automação de mensagens, análise preditiva de preços e sistemas inteligentes de recomendação são algumas das ferramentas que têm contribuído para a rotina do corretor. 

 

Não à toa, dados da provedora de tecnologia Delta Media mostram que, nos EUA, 87% dos agentes imobiliários já contam com o auxílio da IA, representando um crescimento de 7% em relação ao ano anterior. No Brasil, embora o uso ainda esteja em um estágio menos avançado, os sinais de mudança também são claros. Imobiliárias que adotam soluções tecnológicas já colhem ganhos em produtividade e competitividade, ao mesmo tempo em que oferecem uma experiência mais moderna e eficiente aos consumidores.

 

Aliada ou concorrente do corretor?

É justamente por esse ponto que a tecnologia se mostra uma aliada e não uma ameaça. A IA permite que os corretores deleguem atividades como triagem de leads, envio de informações sobre imóveis e acompanhamento de processos documentais. Com isso, garante mais tempo e energia para que o corretor desenvolva uma abordagem mais consultiva, estratégica e centrada na experiência do cliente. Sendo assim, o valor humano do corretor, com sua capacidade de interpretar contextos, entender expectativas e construir relações de confiança, continua insubstituível e acaba potencializado.

 

Para os clientes, os benefícios também são evidentes. Assistentes virtuais garantem respostas rápidas e atendimento contínuo, mesmo fora do horário comercial. Algoritmos de recomendação ajudam a apresentar imóveis mais alinhados com o perfil de cada pessoa, tornando a busca menos cansativa e mais eficiente. O resultado é uma jornada mais personalizada, transparente e satisfatória em toda a cadeia.

 

Diante de todo esse panorama é fácil dizer que a inteligência artificial não está tornando os corretores obsoletos. Na verdade, ela tem criado condições para que se consolidem ainda mais. Profissionais e imobiliárias que souberem integrar tecnologia ao seu trabalho terão uma enorme vantagem competitiva, oferecendo um serviço muito mais completo, estratégico e centrado no cliente. É sonho por uma moradia acontecendo muito mais rápido, eficiente e assertivo com o auxílio da tecnologia. 

 

*Julio Viana é cofundador e CEO da Plaza, uma proptech focada em inteligência artificial para o mercado imobiliário. Formado em Economia pela UFPE e com mestrado na London School of Economics (LSE), tem mais de nove anos de experiência no setor. Fundou a InfoProp, vendida ao Grupo Zap VivaReal, e em 2022 criou a Plaza, uma plataforma de funcionários virtuais com inteligência artificial que estão inaugurando uma nova era no atendimento imobiliário.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias