O mercado imobiliário global passa por uma transformação impulsionada pelo crescente interesse por empreendimentos sustentáveis e certificados. De acordo com The Wealth Report 2025, da Knight Frank, uma das principais consultorias imobiliárias independentes do mundo, 53% dos investidores consideram as certificações ambientais um fator decisivo para a aquisição de imóveis. Além disso, dois terços dos entrevistados afirmaram que buscam formas de reduzir as emissões de carbono em suas propriedades, o que reflete uma demanda cada vez maior por construções que combinem inovação, qualidade de vida e responsabilidade ambiental.
O relatório aponta ainda que 61% dos investidores valorizam imóveis com eficiência energética e 48% priorizam empreendimentos que utilizam fontes de energia renovável. Essa tendência tem se consolidado nos últimos anos, com um crescimento expressivo na adoção de soluções eficientes e certificações como LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) e WELL Building Standard, que avaliam desde a sustentabilidade do edifício até o impacto na saúde e bem-estar dos moradores.
No Brasil, um dos cases dessa nova era da construção sustentável é o Auris Residenze, empreendimento do Fischer Group, que será construído em Balneário Camboriú (SC) e já é conhecido como o primeiro "edifício-árvore" do país. O projeto incorpora certificações ambientais globais e inovações como fachada biofílica, reaproveitamento de águas pluviais, ventilação e filtragem de água e ar automáticas, além de sensores de CO₂ para monitoramento da qualidade do ambiente interno. A estrutura, assinada pelo renomado escritório italiano Archea Associati, busca redefinir o conceito de moradia ao integrar conforto, qualidade de vida, eficiência energética e design sustentável.
"À medida que a preocupação com o meio ambiente e com o bem-estar se torna um diferencial competitivo no mercado imobiliário global, projetos como o do “edíficio-árvore” reforçam que o futuro da construção civil está diretamente ligado à inovação sustentável além, é claro, do fundamental: o nosso interesse genuíno de promover qualidade de vida. O Auris foi pensado para ser um divisor de águas no setor, queremos deixar um legado e provar que é possível unir alto padrão, eficiência e respeito ao meio ambiente. Queremos mostrar que a construção civil pode evoluir para um modelo mais responsável sem abrir mão do sucesso e da valorização imobiliária", destaca Cláudio Fischer, CEO do Fischer Group.
Além da eficiência energética, o Auris Residenze adota soluções inovadoras. A fachada biofílica, com brises e vegetação integrada, contribui para a regulação térmica, que reduz em até 42% o uso de ar-condicionado, e melhora a qualidade do ar. O edifício conta com sistemas de reaproveitamento de águas pluviais e cinzas, que reduz o consumo de água em até 52%, além de garantir um fornecimento contínuo de água filtrada em todas as torneiras e chuveiros.
Outro diferencial está na qualidade ambiental dos interiores. O edifício possui um sistema de renovação de ar automático, que mantém a circulação de ar puro mesmo em ambientes fechados, e sensores de CO₂ instalados em áreas comuns e até nas garagens. O Auris Residenze se destaca também pela implementação de um sistema próprio de filtragem de água, que garante água potável de alta qualidade em todas as torneiras e chuveiros do empreendimento.
Mín. 25° Máx. 28°