26°C 27°C
Salvador, BA
Publicidade

5 dicas de como incorporar a varanda gourmet no seu projeto

A arquiteta Brenda Almeida, da Construtora Patriani, lista as melhores maneiras de conectar o espaço a outros ambientes

11/03/2025 às 09h30
Por: Redação
Compartilhe:
5 dicas de como incorporar a varanda gourmet no seu projeto

Ambientes integrados caíram no gosto de projetos de arquitetura recentes, especialmente em plantas modernas que priorizam a interação entre os espaços. Essa tendência reforça a importância de planejar ambientes de convivência cada vez mais conectados. A varanda gourmet é um exemplo de espaço capaz de unir sala de estar, jantar e cozinha. Seja com o objetivo de criar um espaço para refeições, um local de lazer ou até um escritório, a integração entre os ambientes traz praticidade para a planta, além de proporcionar uma ótima maneira para receber, eliminando a setorização.  

Pensando nisso, Brenda Almeida, arquiteta da Construtora PATRIANI, traz dicas para quem deseja transformar a varanda em um ponto central do lar. 

“Pensar na integração ao projetar ambientes é fundamental. Incorporar espaços, além de ampliar as possibilidades de uso, promove uma conexão fluida entre áreas. Quando bem planejados, esses ambientes tornam o apartamento mais funcional, valorizam a convivência e o aproveitamento do espaço, além de proporcionar mais conforto e praticidade”, afirma Almeida. 

Confira as dicas a seguir: 

Distribuição e fluidez 

É interessante iniciar o projeto pensando nas necessidades do dia a dia, e em seguida adaptar em um layout que seja funcional e fluido. Eliminar barreiras visuais, como paredes e divisórias, é essencial para criar a sensação de continuidade entre os espaços. Portas de correr, painéis de vidro e portas mimetizadas, que estão em alta e existem diversas opções vazadas, podem ser boas opções para manter a individualidade que cada ambiente possui, mas ainda assim manter a sensação de unidade e fluidez. 

Ponto de encontro da casa 

Se a intenção é criar um espaço de socialização e aconchego, é possível apostar em algumas opções. Uma sala de estar ao “ar livre” pode levar os momentos em família para a varanda, usando uma mesa com cadeiras confortáveis com materiais específicos para suportar o desgaste do tempo, criando um ambiente diferenciado para as refeições. Outra possibilidade é criar uma área de convivência com sofás e almofadas, criando um ambiente propício para receber amigos e família. Além disso, as varandas gourmet da Patriani já vêm equipadas sistema de coifa integrado, permitindo que o espaço seja utilizado para churrascos com uma exaustão eficiente, sem interferir em outros ambientes da casa. 

Aproveitar o máximo do espaço 

Para além dos churrascos ocasionais, aplicar funções diferentes nas varandas, pode garantir personalização e otimização no espaço, com soluções de marcenaria, por exemplo. Aposte em jardins verticais e espaços híbridos de convivência, já que além de trazer beleza ao espaço, jardins internos também podem abrigar ervas frescas e temperos para a cozinha do dia a dia. Já os espaços híbridos podem servir tanto como um home office com iluminação natural durante a semana, quanto uma área de lazer e refeições em família aos finais de semana. 

Uniformidade nos materiais 

Materiais coesos são importantes para a integração visual. Procure por pisos complementares ou iguais para conectar cada ambiente. Por exemplo, usar um mesmo material para unir cozinha, varanda e sala de jantar, está em alta, e hoje no mercado é possível encontrar opções mais minimalistas de acabamentos, gerando a sensação de que o ambiente integrado é ainda maior. Dessa forma podemos apostar nos detalhes. Já em paredes e bancadas, acabamentos que dialogam entre si criam um sentimento de uniformidade. Aposte em madeira, pedras naturais ou cimento queimado. Pequenos detalhes fazem a diferença: esquadrias e divisórias discretas reforçam a harmonia do design integrado. 

Ventilação cruzada e luz natural 

Apostar na integração dos ambientes pode trazer benefícios de bem-estar. Integrar os ambientes facilita a entrada de luz natural no ambiente e o fluxo de ar, o que possibilita a ventilação cruzada, técnica que envolve o uso estratégico de aberturas em diferentes partes de um apartamento para permitir a circulação controlada de ar fresco. 

Uma boa solução é utilizar cortinas leves, que controlam a iluminação e a ventilação, reforçando a sensação de fluidez entre os ambientes. 

A arquiteta finaliza destacando os benefícios da integração de ambientes e aproveitar o potencial da varanda gourmet. "Incorporar a varanda a outros ambientes ou até transformá-la em um espaço multifuncional permite criar uma casa que se adapta às diferentes necessidades do dia a dia. Seja para momentos de lazer, receber amigos ou para trabalhar, o importante é que o ambiente seja funcional, confortável e esteticamente harmônico." 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias