26°C 27°C
Salvador, BA
Publicidade

Otimismo da indústria de materiais de construção segue forte em fevereiro

A pesquisa feita pela Abramat também aponta que 43% estão indiferentes quanto às ações do governo para o desenvolvimento do setor nos próximos 12 meses

10/02/2025 às 09h00
Por: Redação Fonte: Diário do Comércio
Compartilhe:
Otimismo da indústria de materiais de construção segue forte em fevereiro

A indústria de materiais de construção segue otimista para o mês de fevereiro. De acordo com levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), 48% dos industriais associados esperam boas vendas no mercado interno neste mês. Outros 48% acreditam que os resultados atingiram um patamar regular, e o restante projeta um desempenho muito bom.

O presidente da Abramat, Rodrigo Navarro, destaca que o cenário está ainda melhor no segmento de acabamentos, com 9% das empresas esperando que as vendas de fevereiro sejam muito boas. Já 36% acreditam que o setor alcançará bons resultados e 55% acreditam que o desempenho será regular ao longo do mês.

Navarro explica que o cenário está relacionado a uma característica do mercado em que, primeiro, surge uma forte demanda por materiais de base, utilizados no início das obras, e, em seguida, aumenta a procura por itens de acabamento, que tendem a ser mais caros.

Atualmente, a demanda por produtos de acabamento está em níveis mais altos que aqueles de base, devido ao alto volume de venda de imóveis no mercado.

Já para as vendas no mercado externo, 47% das empresas do setor de construção projetam um bom desempenho ao longo de fevereiro e 41% esperam um resultado regular. Por outro lado, 6% projetam desempenho ruim e outros 6% dos associados acreditam que as vendas serão muito ruins.

A pesquisa feita pela Abramat também aponta que 43% estão indiferentes quanto às ações do governo para o desenvolvimento do setor nos próximos 12 meses. No entanto, a parcela dos industriais pessimistas saltou de 11%, em dezembro de 2024, para 38% no estudo realizado no mês passado, enquanto o grupo das empresas otimistas caiu de 22% para 19%.

Expectativa de investimentos

Pouco mais da metade (52%) dos empresários industriais do setor de construção pretendem realizar algum tipo de investimento nos próximos 12 meses, sendo 33% com foco na expansão da capacidade da empresa e os outros 19% em modernização dos meios de produção.

Esse resultado representa uma forte queda frente à pesquisa de dezembro, quando 83% demonstravam interesse em investir.

“A questão do recuo da intenção do nível de investimentos neste momento preocupa, podendo estar ligado pontualmente à efetivação de ações recentes”, diz Rodrigo Navarro.

Quanto ao nível de utilização da capacidade instalada, a média das empresas do setor passou de 79%, no último mês de 2024, para 77% em janeiro deste ano. Esse índice é um ponto percentual (p.p.) acima do registrado no mesmo mês do ano passado (76%). “Este é um bom resultado e demonstra que estamos aquecidos e prontos para atender a demanda”, avalia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias