Espaço dedicado aos pets, minimercado, lazer na cobertura do prédio e até sauna são alguns dos itens não convencionais desejados por quem busca um imóvel para comprar. É o que mostra a Pesquisa Tendências de Moradia 2024, realizada pela DataZAP, área de inteligência de dados do grupo OLX.
Essas características em projetos imobiliários estão sendo cada vez mais tendências nos projetos econômicos, inclusive os voltados para o programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). É o que observa a Vinx construtora, especializada em incorporar projetos neste segmento, e que aposta em itens não convencionais, como Espaço Youtuber (com iluminação própria para fotos e vídeos), cinema a céu aberto, Sport Bar, minimercados, e outras áreas, para atrair os consumidores.
“As pessoas querem ter nos imóveis mais baratos os mesmos produtos do médio e alto padrão. Tentamos sempre ter piscina, academia, salão de festas e churrasqueira, o kit padrão dos condomínios, mas os diferenciais são muito buscados, como sauna e lazer no rooftop. Entendemos que as famílias querem morar, trabalhar e consumir na mesma região, aproveitando o tempo do deslocamento no seu lar e condomínio, que foi comprado para viver, e não para entrar e sair. Nesse sentido, nossos projetos oferecem uma gama de opções de lazer, que vão desde sauna até espaço beleza”, destaca Guilherme Yogolare, CEO da Vinx.
O estudo também revela que ter ambiente específico para escritório no imóvel é o desejo de 59% dos que podem trabalhar em casa.
A Vinx, foi a primeira construtora do segmento econômico a oferecer coworking para os moradores: “Observamos essa tendência antes mesmo da pandemia, e após ela, percebemos que esse espaço veio pra ficar”, lembra o executivo.
Recentemente, a Vinx realizou uma parceria, com a RBR Asset, gestora de recursos focada nos setores imobiliário e de infraestrutura, e serão construídos empreendimentos em pontos estratégicos de São Paulo, nos bairros do Butantã, Bresser, Jardim Marajoara e Vila União. Os lançamentos, previstos para os próximos 12 meses, contarão com essas e outras tendências imobiliárias que a construtora mapeou junto a seus consumidores.
Mín. 25° Máx. 27°