25°C 27°C
Salvador, BA
Publicidade

Projeto Comunidade do Aço será apresentado no maior evento de construções sustentáveis da América Latina

Empreendimento foi o primeiro conjunto habitacional popular do país a ser certificado ambientalmente

05/11/2024 às 10h00
Por: Redação
Compartilhe:
 Diário do Rio
Diário do Rio

As preocupações climáticas têm feito com que as construções verdes residenciais ocupem cada vez mais o espaço urbano. No ano passado, houve um aumento de 40% nesse tipo de empreendimento, segundo dados do Green Building Council Brasil (GBCB). Nesse contexto, o tema “Novo Urbanismo: novas centralidades sustentáveis” será abordado no Green Building Brasil 2024 pelo diretor Operacional da Dimensional Engenharia, Vinicius Benevides, sobre o projeto do conjunto habitacional popular Comunidade do Aço, em Santa Cruz, no Rio de Janeiro, o primeiro no segmento de Habitação de Interesse Social e em urbanização de comunidades a ser certificado ambientalmente no país.

O evento é o maior do setor de construções sustentáveis da América Latina, que irá ocorrer em parceria com o Inovar Sinduscon/RS. Serão dois dias de encontros presenciais no Teatro Unisinos, nos dias 5 e 6 de novembro em Porto Alegre (RS), e um congresso online e gratuito, que ocorrerá nos dias 07 a 15 de novembro, com mais de 40 conteúdos inéditos. O painel de Benevides será no dia 6 de novembro, quarta-feira, às 10h. Os interessados em participar do congresso podem se inscrever no link.

 

Comunidade do Aço

A Dimensional Engenharia entregou recentemente as primeiras unidades deste conjunto habitacional, que faz parte do programa Morar Carioca. Ao todo, a obra recebeu quatro certificações ambientais diferentes, similares aos reconhecidos nas obras de alto padrão: o selo internacional EDGE, mantido pelo grupo do Banco Mundial, que atesta que as unidades habitacionais possuem eficiência 64% maior em energia, 37% em consumo de água e 39% menos carbono incorporado nos materiais utilizados em relação à uma edificação convencional; o selo GBC Condomínio, do Green Building Council, maior certificador ambiental de ativos imobiliários do mundo; o selo LEED for Communities: Plan & Design, que representa excelência em termos de sustentabilidade para edifícios, cidades e comunidades; e o selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), que em português significa Liderança em Energia e Design Ambiental.

O selo LEED é a certificação mais reconhecida do mundo, foi criado em 1993 pelo United States Green Building Council, nos Estados Unidos, e está presente em mais de 160 países. A Comunidade do Aço recebeu a certificação LEED nível Gold, com pontuação acima de 60 pontos.

 

Sobre o evento:

O Green Building Brasil 2024 é o maior evento de construções sustentáveis da América Latina e ocorre em parceria com o Inovar Sinduscon/RS, trazendo dois dias de encontros presenciais no Teatro Unisinos, em Porto Alegre, RS. O encontro reúne importantes players do setor e este ano, e irá ocorrer no formato presencial, nos dias 5 e 6 de novembro em Porto Alegre (RS), e um congresso online e gratuito, que ocorrerá nos dias 07 a 15 de novembro, com mais de 40 conteúdos inéditos.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias