Com uma frota de mais 136 mil veículos, a capital também experimenta o aumento da preferência pelos modelos de grande porte, que tem impulsionado projetos imobiliários que oferecem mais vagas de garagem e com medidas mais generosas. Já há apartamentos com garagem de 35,60m² - é quase o tamanho de um apartamento compacto
Goiânia é a 10ª cidade brasileira com o maior número de domicílios recenseados, conforme dados do mais recente censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicado em 2022. O número de domicílios cresceu 35,6% desde 2010, conforme o levantamento. E todo esse crescimento impacta diretamente no número de veículos. A capital goiana possui atualmente uma média de 2,75 veículos por domicílio, tendo uma frota de 136.044 veículos em geral.
Por trás desse crescimento exponencial no número de veículos está a paixão dos goianos por carros, que impulsiona uma outra demanda no mercado imobiliário, a de imóveis com mais vagas de garagem, e vagas estas que precisam ser cada vez maiores. Além de ter mais de um automóvel, eles estão cada vez maiores.
Em Goiânia as dimensões máximas exigidas pela legislação municipal para as garagens - denominadas vagas tamanho G - são de 2,5 metros de largura por 5,5 metros de comprimento (13,75 metros quadrados de área). A medida já não acomoda bem os modelos mais recentes de picapes veículos que podem chegar a seis metros de comprimento, como por exemplo a Ram 3500, ou a Silverado, da Chevrolet: o modelo 2024 tem exatos 5,913 metros de comprimento.
Atento a essa nova dinâmica, muitos incorporadores já lançam no mercado imobiliário projetos que trazem, além da quantidade, o tamanho das garagens como diferenciais. Uma das empresas que decidiu se preparar para atender a nova demanda é a Euro Incorporações. Seu próximo lançamento residencial, o Parque El Retiro, que será construído no complexo Europark, no Parque Lozandes em Goiânia, contará com vagas que terão padrões de metragens maiores do que os previstos no Código de Obras da capital.
Para este novo projeto, a empresa incluiu as vagas imperiais de 7,35 metros de comprimento por 4,85 metros de largura, totalizando 35,60m² de área. Serão vagas avulsas disponibilizadas para quem desejar adquiri-las.
Três vagas
Além disso, cada unidade do novo projeto da Euro Incorporações já virá com três vagas de garagem, a maioria individuais - o que é considerado um diferencial de mercado para esta tipologia de apartamentos, com metragens entre 145 e 164 metros quadrados. O tamanho das vagas também será maior, sendo que das 430 vagas do residencial, mais de 70% será do tamanho G, com 13,75 m² de área. O restante será de tamanho M, ou seja, com 12 m² de área. O projeto do residencial não prevê vagas do tamanho P.
“Quem tem carro grande geralmente sofre para estacionar por conta das vagas apertadas, então o nosso objetivo ao propor o uso de dimensões maiores para garagens em prédios residenciais é gerar conforto para os proprietários de picapes e também para os demais usuários, que terão também tranquilidade para usar suas vagas e as áreas de circulação”, esclarece o gerente comercial da empresa, Henrique Campello. As garagens também virão com diversos diferenciais como piso epóxi, iluminação especial e portão exclusivo.
Henrique acrescenta que o número maior de vagas é valorizado pelo comprador porque já prevê uma provável necessidade futura da família - quando um filho passar a ter carro, por exemplo. Há moradores que também gostam de ter uma vaga excedente para oferecer aos convidados mais próximos.
Atualmente, legislação municipal de Goiânia estabelece três tamanhos mínimos para garagens em prédios residenciais, sendo: vagas tamanho P com 2,30 m de largura, 4,60 m de comprimento (10,58 metros quadrados de área); já as vagas M devem ter 2,40m de largura, 5 metros de comprimento (12 metros quadrados de área); e as vagas tamanho G devem medir 2,50 m de largura e 5,50m de comprimento (13,75 metros quadrados de área).
Antecipando
A Euro já vem lançando empreendimentos com vagas de garagem maiores do que o padrão exigido em lei há mais tempo. Já em 2021, no lançamento do Residencial Parque Noronha, que também compõe o Europark no setor Park Lozandes, a incorporadora adotava o tamanho de 13,75 m² de área (2,5 metros de largura X 5,5 metros de comprimento), em quase 70% das 137 vagas disponíveis no empreendimento.
Na época da aprovação do projeto, a exigência da prefeitura era que somente 20% das vagas fossem do tamanho G. “A legislação é um parâmetro a ser observado, mas ele não pode ser limitadora. O que deve predominar, a nosso ver, é a necessidade do consumidor que evolui mais rapidamente que as leis. Esse desconforto na hora de estacionar o carro dentro do prédio é uma situação recorrente em Goiânia", salienta Henrique.
Mín. 24° Máx. 25°