24°C 25°C
Salvador, BA
Publicidade

Retorno ao trabalho presencial vem impactando setor imobiliário

Levantamento considerou 718 entrevistas de pessoas que compraram ou pretendem comprar um imóvel nos próximos 12 meses

16/09/2024 às 11h30
Por: Redação Fonte: Extra
Compartilhe:
Retorno ao trabalho presencial vem impactando setor imobiliário

O retorno ao trabalho presencial vem impactando o setor imobiliário. A pesquisa Tendências de Moradia da DataZap — divulgada nesta quarta-feira (dia 11) — apontou que cerca de 70% dos que compraram imóveis recentemente ou estão prestes a adquirir um já trabalham presencialmente em escritórios ou em regime híbrido, ou seja, não estão mais em home office. Com isso, mais pessoas querem moradias mais próximas do trabalho. Em 2023, esse percentual era de 52%. O levantamento foi apresentado durante o evento Conecta Imobi 2024, que aconteceu em São Paulo.

O levantamento considerou 718 entrevistas de pessoas que compraram ou pretendem comprar um imóvel nos próximos 12 meses.

Gabriela Domingos, especialista em Inteligência de Mercado do Grupo OLX, explica como esse movimento de volta à atividade presencial tem impactado a relação com os imóveis:

— Vemos, por exemplo, mais pessoas buscando imóveis na cidade em que moram (80%). Entre quem afirma poder trabalhar em casa, o desejo pelo espaço específico para escritório é apontado por 59% — diz.

Cerca de 30% consideram adquirir imóvel pelo Minha Casa, Minha Vida
Outro dado apontado pelo levantamento é que, na hora da escolha da localização do imóvel, os compradores levam em conta a proximidade de comércio e serviços, em especial supermercados (78%), padarias (64%) e farmácias (57%).

A pesquisa indicou ainda que cerca de 70% dos entrevistados têm uma reserva de até R$ 499.999 para a compra de um imóvel. Além disso, 29% consideram a possibilidade de aquisição da moradia pelo programa habitacional Minha Casa, Minha Vida.

Em relação as perspectivas de mercado, 66% dos entrevistados acreditam que mudanças nas taxas de juros têm alta influência na dinâmica do setor.

Em relação ao estado dos imóveis, 65% buscam usados, enquanto 13% desejam novos e 21% querem novos ou usados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias