Um projeto que pode beneficiar mais de 90 famílias da Comunidade Paz e Vida, no Bairro Jardim Santo Inácio, foi discutido em uma reunião realizada na última quinta-feira (29) entre o advogado Renato Schindler Filho, representante legal do espólio do Cônsul Renato Sigisfried Sigismund Schindler, e a Secretária da Secretaria Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (SEDUR), Jusmari Oliveira. O encontro, realizado na sede da SEDUR, teve como pauta principal a utilização de um terreno localizado próximo à Estação Pirajá, em Salvador, ocupada por famílias em situação de vulnerabilidade.
A ideia é desenvolver um projeto habitacional que integre as ações do Programa Bahia pela Paz. O pré-projeto desenvolvido pela SEDUR busca transformar a realidade dos moradores, oferecendo moradias dignas e infraestrutura adequada, além de promover o desenvolvimento social e humano na região. Durante a reunião, foram apresentados os detalhes do pré-projeto, com a previsão de construção de 120 unidades habitacionais, com áreas de mata preservada, uma horta urbana, galpões para incubadoras de empresas, um centro comunitário, quadra poliesportiva e uma creche infantil com capacidade para atender 164 alunos.
O advogado Renato Schindler Filho expressou o compromisso da família em colaborar com o projeto e resolver as questões burocráticas de forma amigável, mantendo as pessoas no local. "Nosso objetivo é contribuir para a transformação social dessa área, regularizando o terreno e assegurando que o projeto seja implementado da melhor forma possível, perpetuando o legado de meu pai, Renato Schindler, que sempre desenvolveu projetos sociais na cidade, para beneficiar a população mais carente", declarou Schindler Filho. “Uma coisa que aprendi com meu pai, que aprendeu com meu avô, foi ‘a conquistar a felicidade servindo ao próximo’, e é isso que eu desejo fazer através desse projeto”, acrescentou.
A secretária Jusmari Oliveira afirma que a SEDUR está comprometida em transformar o terreno em um espaço que não só ofereça moradias dignas, mas que também promova o desenvolvimento social e humano. “O apoio do advogado Renato Schindler Filho é fundamental para a concretização deste projeto, que se tornará uma política pública de referência, garantindo que as famílias da Comunidade Paz e Vida possam construir um futuro melhor”, declara a chefe da SEDUR.
A concepção do projeto contou com a participação de representantes religiosos e membros da comunidade. Entre as prioridades levantadas, destacam-se a necessidade de criação de espaços para atividades culturais e religiosas, além de áreas de lazer para as crianças e jovens.
*Sobre Renato Schindler*: Renato Schindler foi um empresário de Salvador, que atuou como conselheiro penitenciário da Penitenciária Lemos Brito. Empreendeu no ramo imobiliário e, em todas as áreas que possuía terrenos, desenvolveu projetos sociais, como a escola Cônsul Schindler, que funciona até hoje no bairro de São Caetano, bem como a escola Leovice Andrade, posto de saúde e creche, todas no Calabetão.
Mín. 24° Máx. 25°