No âmbito institucional e empresarial, compliance é o departamento responsável por monitorar o cumprimento de disciplinas, normas legais, políticas internas, diretrizes e regulamentos de cada setor. No ramo imobiliário, isso tem suas particularidades. Isso porque o compliance imobiliário é responsável por garantir a legalidade de um negócio e envolve diversos fatores que precisam ser checados antes da assinatura do contrato, como a matrícula do imóvel, eventuais restrições, ou a conformidade da própria construção com as imposições da região e tipologia do imóvel.
Para tanto, é importante que as pessoas fiquem atentas a alguns fatores para não cair em armadilhas na hora de comprar, alugar ou construir um imóvel. O primeiro deles que deve ser levado em consideração é a reputação e imagem no mercado. O compliance é um dos responsáveis por zelar pela imagem e reputação da empresa. Por isso, é recomendada uma pesquisa prévia antes de adicionar um imóvel à carteira, com o objetivo de checar a credibilidade das empresas antes de fechar negócio.
Isso porque essas companhias costumam destacar suas certificações no setor, assim é possível entender qual o nível de maturidade nos seus processos. Além disso, as empresas que garantem o cumprimento das normas e regulações vigentes possuem mais credibilidade no mercado e internamente.
Outro ponto importante a ser destacado é que “estar em compliance” significa ter mais criticidade no nível de exigência de qualidade em todos os processos da empresa. Neste sentido, espera-se que a companhia atenda a todas as regulações existentes, mitigando o risco de incorrer em eventuais multas governamentais.
Dessa forma, o compliance tem influência direta na adequação de todos os processos internos e externos da empresa, visando a mitigação de falhas e garantindo a seguridade dos de todos os envolvidos do início ao fim da negociação imobiliária.
Além disso, a bagagem analítica desenvolvida por meio do compliance imobiliário, quando bem aplicada, é importante para tomar decisões efetivas, que permitam ao negócio maior durabilidade e solidez.
Assim, o planejamento e a análise de informações têm a função de direcionar a gestão para evitar negócios arriscados e com potencial de gerar perdas, tanto financeiras quanto de imagem. Isso ajuda a reduzir os riscos da operação e otimizar a lucratividade e a reputação da empresa, tanto perante o mercado quanto o time de colaboradores.
Portanto, concluo que o investimento e fortalecimento do compliance dentro nas organizações, aliado ao reconhecimento do cumprimento de todas as normas do setor ajudará a potencializar investimentos assertivos e escolhas de imóveis bem-sucedidas, assim como terá reflexos positivos priorizando diferentes objetivos e tipos de movimentações mais assertivos em todo o setor.
*Roberto Dib, CFO da Vila 11, empresa brasileira referência em empreendimentos multifamily que desenvolve, administra e opera residenciais para locação em regiões estratégicas de São Paulo.
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