24°C 25°C
Salvador, BA
Publicidade

Neoenergia Coelba reforça orientações de segurança para profissionais da construção civil

Distribuidora alerta aos riscos referentes à energia elétrica em ambientes externos e internos

10/07/2024 às 09h30
Por: Redação
Compartilhe:
Neoenergia Coelba reforça orientações de segurança para profissionais da construção civil

Construir ou reformar uma residência exige muitos cuidados, principalmente com a eletricidade. A maioria dos acidentes que acontecem na construção civil ocorrem, na maioria dos casos, por falta de cuidados básicos. É pensando nisso que a Neoenergia Coelba chama atenção para as medidas preventivas que devem ser adotadas pelos profissionais do segmento.

 

A atuação de profissionais qualificados, além do uso de equipamentos de proteção individual e coletivo, são os cuidados iniciais na redução dos riscos. Evitar acessos e contatos indevidos com os fios elétricos é mais uma das regras de segurança e, na maioria das vezes, a mais negligenciada. A aproximação das obras da rede elétrica, somadas à falta de atenção e ao manuseio inadequado das ferramentas podem ser fatais, caso haja contato do trabalhador com a rede energizada.

 

Antes de começar qualquer intervenção, é preciso estar ciente de que as paredes, janelas, sacadas e telhados não podem ser erguidas em uma distância menor que 2,5 metros da rede de energia. Serviço de pinturas de paredes ou manutenções em fachadas próximas aos cabos elétricos devem ser comunicados à Neoenergia Coelba para garantir o isolamento da área. Isso evita toques acidentais na fiação que podem resultar em acidentes graves, seja durante a construção ou reforma da residência. Além disso, não se deve mexer na fiação de forma a afastá-la do local da construção, sob nenhuma hipótese. Somente as equipes da distribuidora estão autorizadas a tomar tal iniciativa.

 

Mesmo construindo distante dos fios, ao manusear arames, réguas de alumínio, vergalhões de ferro ou outros materiais metálicos, o cuidado é para não os inclinar, evitando, assim, o toque eventual na rede elétrica.

 

Só instale antenas de rádio e TV longe da rede elétrica, avalie sempre a trajetória de queda destes equipamentos para manter uma distância de no mínimo 2,5m. Os suportes dessas antenas geralmente são de metal e, por isso, bons condutores de eletricidades. Durante a instalação, deve-se ter o cuidado a movimentá-los ou incliná-los, sob o risco de atingir cabos energizados. Não se deve fazer a instalação ou remoção das antenas em dias de chuva ou fortes ventos e, caso ela caia em direção à rede elétrica, nunca tente segurá-la.

 

As obras em lajes ou no segundo e terceiro pavimentos exigem ainda mais prudência, porque ficam mais próximas da rede de média tensão. A Neoenergia Coelba lembra que na parte alta dos postes estão as linhas de 13,8 mil Volts ou mais. Mesmo sem o toque, a aproximação dessa fiação é suficiente para provocar uma descarga elétrica de alta intensidade que pode causar queimaduras graves, levando até mesmo à morte.

 

A mesma recomendação vale para construção e reforma de telhados. O manejo de treliças, madeiras, telhas e calhas deve ser feito a uma distância segura dos cabos de energia, nunca inferior a 2,5 metros.

 

MAIS DICAS DE SEGURANÇA

 

- Na hora de fazer uma obra, mantenha uma distância segura (no mínimo 2,5 metros) que fique longe do fio do poste;

 

- Contrate profissionais qualificados;

 

- Redobre a atenção ao usar barras de ferro, sarrafo e outros tipos de materiais metálicos;

 

- Monte andaimes longe da rede elétrica e nunca deixe vergalhões e calhas tocarem na rede;

 

- Sempre use os equipamentos de segurança;

 

- Evite o contato ou proximidade com os fios, pois eles podem colocar em risco a sua vida;

 

- Não tente afastar a rede elétrica com nenhum tipo de material;

 

- Ao manobrar caminhões cuidado com a rede elétrica: sempre verifique a altura do caminhão em relação a rede;

 

- Instale a antena a uma distância segura para que, em caso de queda, ela não toque nos fios da rede elétrica. Caso a antena caia perto dos fios, não tente recuperá-la, pois poderá receber uma descarga elétrica;

 

- Em caso de fio caído, mantenha distância e ligue imediatamente para o 116.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias