24°C 25°C
Salvador, BA
Publicidade

Estudio Criativo apresenta o Loft da Longevidade na CASACOR Santa Catarina 2024

Estudio Criativo apresenta o Loft da Longevidade na CASACOR Santa Catarina 2024

10/07/2024 às 09h00
Por: Redação
Compartilhe:
Marlon Roik
Marlon Roik

Idealizado para um casal acima dos 50 anos, o loft inclui sala de estar, jantar, sala de TV, cozinha, suíte com espaço para leitura e um banheiro que contempla a bela vista do jardim externo. O objetivo é destacar a importância de enxergarmos nosso lar com mais responsabilidade, priorizar a qualidade de vida através de espaços ergonômicos, fluidos e seguros, promovendo autonomia e independência.

 

A paleta de cores do espaço é inspirada nos tons terrosos, que remetem ao natural, com texturas como a madeira, couro, pedra e algodão. Os elementos decorativos humanizam o ambiente ao conectar os moradores às memórias afetivas, resgatando lembranças de viagens, da infância e receitas de família. Esses detalhes criam uma atmosfera acolhedora e um bem-estar único, que torna o espaço mais prazeroso, confortável e seguro.

 

A sala foi projetada com um piso de madeira e carpete alinhados no mesmo nível, evitando sobreposições de poderiam causar quedas e ao mesmo tempo facilita o acesso para pessoas com mobilidade reduzida. O mobiliário é destacado pela utilização do couro, que confere um ar de atemporalidade e luxo, com peças de design orgânico para evitar as quinas vivas. O sofá motorizado possui regulagens individuais em cada assento, encosto e apoio para os pés. As mesas e poltronas seguem linhas orgânicas, priorizando o conforto e a ergonomia.

 

A iluminação indireta foi planejada para criar um ambiente acolhedor e é complementada por luminárias pontuais que proporcionam momentos de relaxamento. A automação foi integrada para facilitar as tarefas diárias, como controle de luzes, TV, abertura e fechamento de cortinas e persianas, tudo controlado pela Alexa. Essa tecnologia visa melhorar a qualidade de vida, reduzindo esforços e facilitando o controle através de comandos de voz.

 

A área integrada da cozinha foi cuidadosamente projetada para maximizar a funcionalidade e conforto. Uma mesa de refeições redonda foi instalada para facilitar a mobilidade ao seu redor e as cadeiras com braços facilitam o manuseio. A mesa de lanches próxima à ilha, também possui um design orgânico que favorece a circulação. Duas cubas foram colocadas na cozinha, uma na bancada principal e outra na ilha central, ao lado do cooktop de indução com coifa integrada. Este modelo de eletrodoméstico oferece segurança adicional na hora de cozinhar. Além disso, a ilha é equipada com uma horta que contribui para uma alimentação mais saudável, bem-estar e beleza, além de seu cuidado ser uma ação terapêutica dentro de casa.

 

A marcenaria foi desenvolvida com gavetões e divisórias internas que facilitam o manuseio de itens mais pesados e possuem organizadores com suporte para pratos. O posicionamento do forno e do micro-ondas em uma altura acessível foi pensado para facilitar o uso. As geladeiras embutidas na marcenaria contribuem para um ambiente mais minimalista. E a louçaria em marcenaria e vidro, foi desenvolvida para armazenar utensílios de cozinha e abrigar uma coleção de bules, chaleiras e prensas francesas. 

 

A suíte foi pensada com uma circulação ampla para atender a todas as necessidades, desde os mais jovens até pessoas idosas, com mobilidade reduzida e cadeirantes. A cama oferece ajuste individual de altura, que proporciona maior mobilidade e conforto durante o descanso. Ao lado da cama, a poltrona também conta com ajustes no encosto, assento e pés, desenvolvida em couro natural, oferece conforto e durabilidade superiores. Já o armário possui um conceito mais aberto, estilo closet, com uma estrutura em serralheria mais minimalista, harmoniza com o restante da movelaria.

 

O banheiro foi planejado para ser acessível, eliminando portas de acesso e oferecendo um espaço amplo ao lado do vaso sanitário, que pode acomodar cadeiras de rodas, andadores ou bancos, conforme necessidade. O painel de madeira inclui apoios discretos que substituem as tradicionais barras de ferro de mobilidade, enquanto a parte inferior da bancada da pia é deixada livre para melhorar a acessibilidade. No box, uma folha fixa de vidro foi colocada em apenas um lado e um piso aderente ajuda a reduzir os riscos de quedas.

 

A proposta do escritório visou explorar um novo conceito de construção, denominado Geroarquitetura. Essa metodologia envolve o estudo interdisciplinar que integra a ciência do envelhecimento ao design habitacional. Seu objetivo é conceber, materializar e promover experiências de bem-estar biopsicossocial ao longo do tempo, adaptando os ambientes para melhorar a qualidade de vida em todas as fases, respeitando as pessoas independente de suas condições.

 

Fornecedor

Material

Deca

Cubas cozinha

Franke

Forno e micro-ondas

Natuzzi

Sofá motorizado

Blum

Organizadores da cozinha

Reveev

Cama do casal

Saccaro

Poltronas, cadeiras e mesas

Imaginatta Design

Móveis sob medida

Mosaiko Rochas

Pedras e superfícies especiais

Lughtluz

Luminárias

Supreme

Automação

Difatto

Pisos e revestimentos

Espaço do Vidro

Vidros

Altenburg Haus

Roupas da Cama

 

 

Sobre o Estúdio Criativo Arquitetura

Comandado por Joziane Marques Pavinato desde 2006, o Estúdio Criativo é uma empresa especializada em projetos de arquitetura e interiores que atende desde a concepção inicial de um processo criativo até a construção e reforma de residências de alto Padrão. Com 20 anos de experiência, atua com uma equipe de mais de 10 profissionais altamente qualificados, sempre em busca de conhecimento, experiências e vivências coletivas. Essa abordagem permite que os projetos estejam sempre alinhados às tendências mundiais em bem-estar e tecnologia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias