24°C 25°C
Salvador, BA
Publicidade

Regional Norte de Nova Lima (MG) impulsiona crescimento econômica do município e atrai novos investidores

A região é composta por 23 bairros e reúne 7 mil empresas e startups

09/07/2024 às 10h30
Por: Redação
Compartilhe:
Vale do Sereno- crédito Alexandre Sandrini
Vale do Sereno- crédito Alexandre Sandrini

Nova Lima, situada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, se tornou a cidade das oportunidades. O município, que teve uma arrecadação de R$1,28 bilhão em 2023, tem trabalhado  para atrair investidores nas áreas  de imóveis, saúde, tecnologia e inovação. “Somos uma cidade polinucleada em franco crescimento, oferecendo inúmeras oportunidades para seus cidadãos e investidores. Um exemplo  é a implantação da Biomm no Alphaville, que é a única fábrica brasileira de insulina”, conta o  secretário Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana de Nova Lima, Cristiano Antônio Vieira Gomes.

 

A cidade, historicamente dependente do setor de mineração, tem investido na diversificação econômica. “Hoje, este cenário mudou e metade da nossa receita vem do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços), que representa 23% de nossa receita, e do ISS (Imposto Sobre Serviços), também 23%. A Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) representa 11% de nossa arrecadação. Isso mostra que temos feito um bom trabalho, promovendo a integração entre o setor privado e o público, sempre buscando os melhores resultados e o melhor para os cidadãos”, enfatiza. 

 

A Região Norte de Nova Lima tem se despontado como a “menina dos olhos” dos investidores.  Composta por 23 bairros, a região possui 7 mil empresas e startups atuantes. 

Lilian Viana, subsecretaria da Regional Norte, pontua que a gestão municipal está empenhada em trabalhar a qualidade de vida do morador, principalmente nos bairros Vila da Serra e Vale do Sereno, que são áreas que têm registrado o maior índice de crescimento. “Temos aqui 8 mil unidades habitacionais, divididas em 14 condomínios horizontais e 90 verticais. A Região Norte é a responsável pelo maior ISS de Nova Lima e vamos continuar trabalhando, conjuntamente com a população e os empreendedores, para impulsionar ainda mais o potencial competitivo da região”, pontua Lilian. 

 

Melhor lugar para se viver - - O Grupo EPO, que atua há 31 anos no mercado imobiliário de alto padrão em Minas Gerais, é uma das grandes marcas responsáveis pelo crescimento da região. A empresa possui quatro empreendimentos prontos na região e três em construção. O Grupo EPO é uma das empresas que deu início a um projeto para transformar o Vale do Sereno em um dos mais desejados para viver, estudar, trabalhar, divertir e investir. 

 

 

O projeto está sendo desenvolvido em parceria com o engenheiro-arquiteto e designer urbano, André Pessoa Ayres, e seguirá o conceito de placemaking, que busca melhorar o ambiente urbano, tendo como foco as pessoas. A primeira obra do projeto em andamento é a rua Ipê Rosa, na qual o Grupo EPO está construindo dois empreendimentos residenciais, o Brisa e o Luar. 

 

“Vamos fazer uma rua acalmada, no qual a prioridade não são os carros, mas, sim, os pedestres. Queremos resgatar nas crianças o hábito de brincar na rua, andar de bicicleta, jogar bola, entre outras brincadeiras que as gerações passadas tiveram o prazer de aproveitar”, explica André. Ele pontua que, com a modernização e o crescimento dos centros urbanos, as crianças perderam essa liberdade, assim como adolescentes e jovens também pararam de se reunir nas esquinas para conversar com os amigos. 

 

Dentro dos próximos dois anos, a construtora irá lançar dois empreendimentos de alto padrão no Vale do Sereno. Um dos projetos será de uso misto, no início da Alameda Oscar Niemeyer, que será lançado no segundo semestre de 2024. Além da torre residencial o edifício contará com dois andares destinados a lojas no nível da Alameda e um pavimento comercial virado para a Rua das Acácias, o que vai beneficiar ainda mais o comércio e a economia local. 

 

O outro empreendimento a ser lançado pelo Grupo EPO em 2025 fica na avenida Bom Jesus do Vale, onde estão as instalações da igreja que deu nome à via. A região está em constante transformação e a novidade além da torre é o complexo que será feito no entorno da Paróquia Bom Jesus do Vale. O projeto prevê a construção de uma torre residencial com base comercial que estará integrada a uma grande esplanada em frente à igreja. O edifício contará com uma base comercial com lojas para atender não só os moradores, mas toda a região. 

 

O grande diferencial dos dois projetos é que, ao invés de serem cercados por muros, os edifícios terão no térreo uma ampla “praça” para que as pessoas que moram, trabalham e vivem na região possam usufruir. A ideia da construtora é criar um lugar agradável para descanso, lazer e convívio com mobiliário urbano e um belo paisagismo. “Trouxemos para o bairro um conceito pensado em cada detalhe. Esse desenvolvimento tem o intuito de tornar o bairro mais vivo, convidativo, confortável e seguro, para estimular a interação entre as pessoas, além de promover comunidades mais saudáveis e felizes”, explica Guilherme Santos, diretor de Incorporação do Grupo EPO.

 

Outra proposta do projeto Novo Vale do Sereno, executado em parceria com várias construtoras, é a criação do Boulevard das Acácias, uma alameda comercial com um amplo calçadão, reunindo empreendimentos comerciais e residenciais de diversas incorporadoras, de modo que as fachadas se conectem por meio de um tipo de “praça” contínua em frente aos edifícios. Dentre os equipamentos do bairro, já foi entregue a revitalização das trilhas ecológicas que circundam o Vale do Sereno. Com aproximadamente 40 mil m² de área de preservação permanente as trilhas contam com córregos, nascentes,  uma exuberante mata atlântica, fauna rica, além de sinalização, passarelas, mirantes e replantio de espécies nativas em algumas áreas degradadas e rondas diárias em todo o trajeto.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias