24°C 25°C
Salvador, BA
Publicidade

Escritório Alfa 2 Arquitetura assina nova sede do Grupo OLX na Avenida Paulista

Inovação e design marcam o projeto idealizado para o modelo de trabalho flexível

01/07/2024 às 19h30
Por: Redação
Compartilhe:
Escritório Alfa 2 Arquitetura assina nova sede do Grupo OLX na Avenida Paulista

Desenvolvida pelos arquitetos André Almago e Gabriele Farias, da Alfa 2 Arquitetura, a nova sede da OLX chega ao coração financeiro e cultural de São Paulo com o objetivo de promover maior conexão e qualidade de vida aos funcionários. O conceito híbrido, adotado pela empresa, influenciou diretamente nas decisões de design e funcionalidade do layout.

 

Com 1000m² distribuídos em 80 estações de trabalho, o espaço que acomoda até 200 pessoas para eventos e exercícios colaborativos, foi projetado para oferecer bem-estar, inspiração e diversão. Além de incorporar inovação, tecnologia e design em uma infraestrutura adaptativa, focada em oferecer conforto acústico e audiovisual para reuniões hibridas, considerando o local como ponto de encontro e conexão.

 

A estruturação do layout foi inspirada na localização privilegiada e na vista panorâmica que ela oferece. O ponto de destaque do projeto é a área de descompressão, com cerca de 350m² voltados para a Avenida Paulista, conta com arquibancada, mobiliários flexíveis e uma copa integrada para ser palco de eventos entre colaboradores, clientes e parceiros. O objetivo é permitir alterações na disposição dos móveis conforme a necessidade, reforçando o conceito de flexibilidade e adaptabilidade do design.

 

O principal material de revestimento que se destaca na copa de descompressão é o ladrilho hidráulico no formato do mapa de São Paulo, criado pela artista Mirthes dos Santos. Instalado no piso e parede, trouxe uma volumetria equilibrada e harmônica, e homenageia o elemento mais icônico das calçadas paulistanas. Mais à frente, o espaço recebeu uma intervenção artística, desenvolvida com exclusividade para o Grupo OLX, assinada por Ronah Carraro, que levou sua obra urbana para o cotidiano dos funcionários.

 

O fluxo de circulação foi planejado para ser fluido e eficiente, evitando a presença de longos corredores e caminhos que não levam a lugar algum. Os espaços foram desenhados para incentivar o movimento, promover pausas para o café, facilitar encontros com colegas e valorizar a interação em locais convidativos e bem distribuídos. O logo da marca foi posicionado de forma suspensa para recepcionar os colaboradores em um ponto marcante da empresa, que permite tirar fotos com o skyline ao fundo.

 

A paleta de cores utilizadas na decoração reflete a identidade dinâmica da marca, que traz o roxo como protagonista, seguido pelos tons de cinza, laranja, azul e verde, que complementam essa conexão de movimento. Como base de contraste, os arquitetos optaram pelo uso da madeira clara, que introduz uma atmosfera leve e sensação de aconchego.

 

O escritório priorizou a iluminação natural posicionando os conjuntos de staff próximos à fachada, divididos em duas partes, cada uma conta com 40 posições, que otimizam a distribuição de circulação. Já as salas de reuniões foram instaladas para se tornarem verdadeiras barreiras acústicas entre a descompressão e o staff, garantindo um ambiente mais produtivo e confortável. As cabines phone booths foram desenvolvidas junto ao core do edifício, aproveitando as paredes inicialmente cegas para atender às necessidades dos colaboradores nos momentos de concentração.

 

Todos os elementos acústicos, como painéis e forros, são compostos por materiais 80% recicláveis. As estações de trabalho e cadeiras ergonômicas da antiga sede também foram reaproveitadas. E os banheiros receberam redutores de vasão de água que limitam o consumo excessivo nas torneiras, promovendo o uso consciente.

 

O paisagismo encontra-se em praticamente todos os espaços do projeto, com plantas naturais selecionadas que melhor se adaptam ao local. A composição distribuída inclui vasos de piso em diversos tamanhos, vasos com plantas pendentes nas prateleiras e muitas floreiras que emolduram as áreas dos bancos. Essa conexão entre o corporativo e a natureza tornou os espaços ainda mais acolhedores, aumentando a sensação de bem-estar.

 

Escritório Alfa 2 Arquitetura

Fundado em 2018, a Alfa 2 Arquitetura é um escritório dinâmico e inovador, que tem a missão de reinventar espaços e conceitos através de projetos arquitetônicos criativos e únicos. Especializada em projetos corporativos, é dirigida pelos arquitetos André Almago e Gabriele Farias, e possui uma equipe diversificada e multidisciplinar, que une habilidades e conhecimentos para criar espaços verdadeiramente excepcionais.

 

Sempre atentos às necessidades e expectativas dos clientes, desenvolvem projetos em diversas escalas, desde pequenos à grandes pavimentos. Oferecem soluções personalizadas e inovadoras, que se destacam pela funcionalidade, estética e sustentabilidade.

 

Site: www.alfa2arquitetura.com

Instagram: @alfa2_arquitetura

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias