24°C 25°C
Salvador, BA
Publicidade

Conselhão vai propor a Lula uma tabela Fipe para setor imobiliário

Ideia do grupo de trabalho é unificar base de dados e ajudar a agilizar as vendas no mercado brasileiro

28/06/2024 às 11h00
Por: Redação Fonte: Folha de SP
Compartilhe:
Conselhão vai propor a Lula uma tabela Fipe para setor imobiliário

O grupo de trabalho que discute crédito no Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o Conselhão, vai propor ao presidente Lula na reunião desta quinta (27) a criação de uma tabela Fipe para o mercado imobiliário.

A ideia do grupo é tornar públicas as informações sobre transações imobiliárias no país, que passariam a ser divulgadas de forma sistemática. Atualmente, o Brasil não possui uma base unificada de informações do tipo.

Dados do setor imobiliário apontam que nos EUA, onde os dados são tabulados de forma recorrente, a venda de um imóvel leva em média 75 dias para ser concretizada. No Brasil, são 480 dias.

Com a divulgação dessas informações, o mercado imobiliário teria uma espécie de tabela Fipe própria e utilizaria os dados para guiar o setor, como acontece no mercado automobilístico.

"Informações transacionais já são disponibilizadas nos cartórios (registros públicos), com uma ampla gama de dados, mas custam caro e são descentralizadas. Qualquer um pode ter acesso online individualmente, mas o acesso estruturado em larga escala, fundamental para estudos e melhores investimentos, é inviável", aponta documento da startup Loft utili

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias