24°C 25°C
Salvador, BA
Publicidade

A gaúcha Encorp Empreendimentos investe em condomínios de casas com conceito arquitetônico atemporal

Lugares que combinam qualidade de vida, lazer e segurança, com acesso à natureza, privacidade e conforto dentro de centros urbanos

21/06/2024 às 12h30
Por: Redação
Compartilhe:
Crédito imagens em perspectiva: Divulgação/Encorp Empreendimentos
Crédito imagens em perspectiva: Divulgação/Encorp Empreendimentos

Desde 1991 no mercado da construção civil do RS, a Encorp Empreendimentos se reposiciona e lança o condomínio fechado de casas Orygem Residence Club, na capital gaúcha. Com igual quadro societário da Morana Empreendimentos, em seu landbank tem ainda diversos terrenos para novas construções no mesmo estilo em Porto Alegre e Região Metropolitana.

Orygem Residence Club – Com inspiração que veio da arquitetura contemporânea, com volumetria simples e ao mesmo tempo sofisticada, o empreendimento está localizado no Bairro Teresópolis. Possui fácil acesso a qualquer ponto da Capital, situando-se próximo a algumas das principais vias de ligação com outros pontos da cidade.

Conforme comenta o arquiteto Jayro Amorim, que assina o projeto do Orygem Residence Club, a arquitetura do condomínio respeita o seu entorno, integrando-se à paisagem local e buscando soluções sustentáveis, bem como uma estética contemporânea não atrelada a modismos. “A escolha das cores, neutras e contrastantes, o jogo volumétrico, com recuos e balanço, o uso de materiais como vidro, concreto, metal, madeira e porcelanato foram fatores importantes para o conceito de uma arquitetura atemporal”, observa.

O empreendimento, que possui área total de mais de 37 mil m², conta com área de preservação permanente (APP) de mais de 13 mil m², onde podem ser encontradas 104 espécies de aves e mais de 80 de botânicos. E, em razão dessa reserva natural, o paisagismo proposto pela Creare irá abraçar e trazer essa área de APP para dentro do empreendimento.

Segundo salienta a arquiteta da Creare, Bibiana Mariano da Rocha, a ideia foi usar plantas que lembrem as regiões do Pampa Gaúcho e também do Uruguai, fugindo do conceito tropical ou de serra. “Quisemos projetar um paisagismo que tem sinergia com a cidade, já que o porto-alegrense participa muito da vida “pratense” como se fala”, afirma.

Além disso, ressalta a profissional, na rua principal, no meio do condomínio, serão plantados álamos que irão emoldurar as faces das casas propiciando verticalização. “Esta vegetação também funciona muito bem tanto no verão, proporcionando sombra, quanto no inverno, quando caem as folhas e transformam-se em uma espécie de esculturas”, enfatiza.

Serão utilizados ainda capim e árvores nativas, aproveitando, justamente, esta reserva natural que há no entorno do Orygem Residence Club. Fora a criação, propiciada pela topografia do terreno, de vários pequenos jardins e espaços espalhados pelo empreendimento. “É um condomínio que oferece atividades e um ambiente de lazer na natureza para todas as idades, contemplando a família inteira”, evidencia Bibiana.

Residências - Serão 145 casas, com duas tipologias. As de dois dormitórios terão 150m², e as de três, 173m². Todas as unidades contarão com duas vagas de estacionamento e três pavimentos com opções de uso personalizado no terceiro piso, além de espera para piscina ou spa, no térreo ou no terceiro andar, e ainda pátio com churrasqueira. O condomínio disporá também de 12 vagas para os visitantes estacionarem. Entre os diferenciais construtivos, as “casas inteligentes” são preparadas para receber todo tipo de automação sem o morador precisar quebrar paredes para coloca-la. O empreendimento também contará com esperas para painéis solares fotovoltaicos e tomada para carro elétrico.

De acordo com Jayro, cada espaço foi pensado para seu aproveitamento máximo buscando otimização plena dos ambientes. “Nas áreas de convivência e lazer privilegiou-se a integração com a natureza local. Tanto a arquitetura, quanto o paisagismo interagem em perfeita harmonia com a paisagem local e a exuberante área de preservação”, destaca.

Infraestrutura – O empreendimento oferecerá aos condôminos infraestrutura de clube, com modernos ambientes internos e externos para todas as idades. O Club House contará com piscina em diferentes níveis, deck solarium e spa, salão de festas, brinquedoteca, sala de jogos, academia e espaço externo com lareira. Já com relação ao lazer ao ar livre, os moradores poderão usufruir de quadra de beach tennis, miniquadra esportiva, quiosque, playground, espaço pet, redário, fogo de chão e estar externo com pergolado. Ainda haverá espaço no empreendimento para operação terceirizada de micro market.

Obras e projetos – A construção do Orygem Residence Club deverá começar em julho de 2024, com previsão de entrega aos moradores em 36 meses, após o início da edificação. O empreendimento conta ainda com projeto luminotécnico sob responsabilidade de Eduardo Becker, do Atelier de Iluminação, e interiores pela MMRA Arquitetura. Já a gestão de lançamento está a cargo da 2Day Consultoria.

Reposicionamento - A decisão da Encorp de investir na construção de condomínios de casas vem para atender a uma demanda de mercado, e, por isso, o reposicionamento da incorporadora, comentou o sócio-diretor da empresa, Roque Schwan. “Identificamos o desejo das pessoas residirem em casas e em condomínios por oferecerem segurança e infraestrutura estilo clube”, observa.

Schwan ressalta ainda o diferencial das casas terem pátio privativo e o pavimento de cobertura com opção de customização destes espaços da forma como o cliente preferir. Inclusive, para maior conforto da família e dos pets, que, atualmente, integram os núcleos familiares. Assim, sempre preocupada em realizar seus projetos pensando no cotidiano do morador dentro de sua residência, o próprio diretor da incorporadora acompanha o desenvolvimento dos produtos da empresa para que a funcionalidade dos ambientes seja, de fato, executada. “A Encorp tem em seu DNA a busca contínua para elevar a experiência de viver bem de seu cliente, cuidando, desta forma, de cada detalhe nos empreendimentos que realiza”, destaca. 



* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias