24°C 25°C
Salvador, BA
Publicidade

Jardim compacto: dicas para trazer mais vida aos apartamentos com plantas

Em vasos no chão, estantes e prateleiras ou suspensas, elas deixam o ambiente mais "vivo" e elegante

12/06/2024 às 17h30
Por: Redação
Compartilhe:
Jardim compacto: dicas para trazer mais vida aos apartamentos com plantas

Quando pensamos em decoração, buscamos geralmente características como aconchego, originalidade e equilíbrio. E o verde é a cor certa para isso. Vibrante e charmoso, ele possui propriedades calmantes e pode ser aplicado de uma forma simples: com plantas. 

Além de contribuírem para a estética, as plantas também oferecem uma série de benefícios ao ambiente. “Elas são purificadoras de ar; por esse motivo, ter algumas em casa não apenas torna o espaço mais bonito e acolhedor, como também melhora a qualidade de vida do morador”, ressalta a arquiteta dos apartamentos decorados da Yticon, Cristina Cardoso. 

Para ajudar na inclusão do verde no lar, a arquiteta selecionou algumas dicas de decoração que podem transformar o ambiente. 

Vasos grandes preenchem o espaço 

Plantas maiores dispostas em grandes vasos ocupam o ambiente de forma harmoniosa e elegante. Alguns locais estratégicos para colocar esses elementos são os cantos do cômodo, ao lado de quadros ou janelas, e também sobre suportes baixos, como pequenas mesas. “Há uma variedade de plantas que crescem bem em grandes vasos e são fáceis de cuidar, como a Espada-de-São-Jorge e a Zamioculcas”, sugere Cristina. Ainda, ela destaca que uma iluminação moderada e regas semanais são suficientes para manter a planta saudável e a sala mais bonita.

Prateleiras dão mais visibilidade 

Com destaque nos tons de verde, o uso de prateleiras para acomodar as plantas deixa as folhagens mais visíveis, além de integrar a decoração da parede. “Um bom exemplo é o decorado do empreendimento Vibe, em Londrina (PR), onde o design das prateleiras foi combinado com quadros decorativos, resultando em um ambiente com mais personalidade e estilo”, comenta a arquiteta.

Suportes como soluções fáceis

Outra opção para manter as plantas suspensas é utilizar suportes no teto. No caso de várias, a ideia de um jardim vertical se torna ainda mais vantajosa. “Esses jardins verticais têm se tornado muito  populares em apartamentos com pouco espaço e mais compactos, pois oferecem muitas opções de plantas em uma única parede”, explica a especialista.

Estantes que “guardam o verde”

Uma maneira de integrar mais plantas aos móveis da casa é utilizando estantes como suporte para elas. “Na decoração do empreendimento Hype, também em Londrina (PR), essa foi a nossa solução, o que resultou em um ambiente mais colorido e atraente”, explica a arquiteta. Ela acrescenta que as estantes em preto e branco são combinações clássicas para o verde. Para algo mais diversificado, a sugestão é considerar tons amadeirados, metálicos e acinzentados. Para quem deseja algo mais ousado, cores como rosa, azul e amarelo podem conferir personalidade ao cômodo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias