23°C 26°C
Salvador, BA
Publicidade

Número de startups do mercado imobiliário no Brasil cresce 13,5% em um ano

O estudo mostra que 87,1% destes negócios estão concentrados no Sul ou no Sudeste

10/06/2024 às 14h30
Por: Redação Fonte: Estadão Imóveis
Compartilhe:
Número de startups do mercado imobiliário no Brasil cresce 13,5% em um ano

Entre proptechs e construtechs, o Brasil tem 1.209 startups focadas no mercado imobiliário. O número representa um crescimento de 13,5% em relação a 2023, segundo o Mapa das Construtechs e Proptechs 2024, desenvolvido pela Terracotta Ventures. Juntas, essas empresas empregam 22 mil pessoas de forma direta. 

O estudo mostra que 87,1% destes negócios estão concentrados no Sul ou no Sudeste. A maior parte deles está em São Paulo (46,6%), bem à frente de Santa Catarina (10%) e Paraná (8,4%), estados que aparecem na sequência.

Tipos de startups

A maior parte das startups ativas se enquadram na categoria Propriedades em Uso (37,2%). Ao total, são 450 empresas especializadas em gerenciar e otimizar propriedades para melhorar a eficiência operacional. Aqui estão aquelas companhias que oferecem serviços como compartilhamento de escritórios, hospedagem de curta duração (shortstay), gestão de condomínios e processos de gestão logística.

Logo depois, aparecem as startups de Aquisição (34,6%). São 418 empresas ativas que se focam em otimizar a jornada de compra, venda e locação de imóveis. Destacam-se tarefas como portais de locação de imóveis, intermediação imobiliária, serviços de lançamento e produtos financeiros, como crédito ou seguros.

Em terceiro, a categoria Construção (21,8%) tem 264 empresas ativas. Aqui se enquadram companhias que buscam auxiliar diretamente nas obras, como ferramentas de gestão e monitoramento ou startups de construção modular e pré-fabricada.

As 77 startups que se enquadram em Projeto e Viabilidade (6,4%) apresentam soluções para a fase pré-obra, como tecnologias para qualificação de terrenos, plataformas de gestão ou contratação de profissionais e iniciativas de equity crowdfunding.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias