23°C 26°C
Salvador, BA
Publicidade

Palestra em Florianópolis apresenta os benefícios da biofilia e sustentabilidade

Guilherme Takeda, especialista em paisagismo biofílico, aterrissa em Florianópolis a convite da Morada Eco e Iris Giardini para falar sobre o impacto da biofilia associada à sustentabilidade. Palestra será no dia 13 de junho, às 17h, no auditório do Square SC

05/06/2024 às 08h00
Por: Redação
Compartilhe:
Larissa Gransotto - 13.Março.2024 - ©PaulinhoSefton
Larissa Gransotto - 13.Março.2024 - ©PaulinhoSefton

"A conexão à natureza está se mostrando, por meio de pesquisas científicas em todo o mundo, um excelente aliado das estratégias para mitigar a insustentabilidade que estamos assistindo em nosso planeta". O depoimento é do arquiteto Guilherme Takeda, especialista em paisagismo biofílico e mestrando pela Universidade de Lisboa. São mais de 30 anos dedicados à profissão até agora e um portfólio com diversos trabalhos que servem de exemplo dos benefícios que a natureza traz para a vida das pessoas. 


Takeda chega em Florianópolis no dia 13 de junho, para palestrar sobre "Biofilia e Sustentabilidade" , a partir das 17h, no auditório do Square SC, a convite da Morada Eco e Iris Giardini. "Neste evento, vamos apresentar uma série de exemplos de aplicação de estratégias de sustentabilidade aliadas à biofilia. Casos nacionais e internacionais, que esperamos, ajudar a demonstrar o acerto da aplicação conjunta destas duas técnicas. Além dos cases, também vamos mostrar uma outra área de pesquisa que são as soluções baseadas na natureza. Ela utiliza a observação dos fenômenos do planeta para colocá-los a serviço das nossas ações projetuais no paisagismo e no urbanismo", resume.  


De acordo com o arquiteto, a associação entre as duas técnicas pode ser feita de diversas maneiras possíveis. Por exemplo, um empreendimento que possua áreas verdes, tende a ter uma temperatura interna menor, reduzindo a necessidade de refrigeração e o consumo de energia. Ou mesmo o uso de plantas nativas no paisagismo que gera menor impacto ambiental, baixa manutenção, menos impacto na biodiversidade local e um consumo reduzido de água. 


"Cada projeto pode associar a biofilia à sustentabilidade de uma maneira diferente, criando espaços que não são apenas estéticamente agradáveis, mas eficientes e sustentáveis, melhorando a qualidade de vida das pessoas e minimizando danos ecológicos", complementa.


O uso da Inteligência Artificial (IA) também está na pauta da palestra. Takeda vê a ferramenta como oportunidade de otimizar o tempo de desenvolvimento do projeto com alta assertividade e qualidade. E selecionou algumas delas para apresentar para os participantes durante sua fala. 


CASA de Verdade 

 


Antes do público mergulhar no tema Biofilia e Sustentabilidade, a arquiteta Larissa Gransotto abre a programação apresentando a sua CASA de Verdade. A profissional é a primeira em Florianópolis a construir uma Tiny House em madeira laminada. 


"Eu quis uma casa pequena, prática, aconchegante, flexível, confortável térmica e acusticamente. Que tivesse elementos mais naturais possíveis, que o vento circulasse fácil, que as plantas estivessem por todos os lados e que os poucos amigos que visitam, sintam-se em casa. É uma casa teste, temos noção da durabilidade e desempenhos técnicos, mas a junção de muitas metodologias diferentes acaba gerando um laboratório real. Foi um privilégio estar todos os dias na obra, realmente construir uma boa parte de tudo que foi feito e também uma construção interna pessoal", descreve o processo. A profissional escolheu materiais naturais para erguer e envelopar a casa e contou com a Morada Eco como uma das fornecedoras. 


O evento tem iniciativa da Morada Eco e Iris Giardini. Mais informações no perfil @moradaeco


SERVIÇO

O que: Palestra "Biofilia e Sustentabilidade" com Guilherme Takeda

Quando: 13 de junho

Horário: 17h 

Onde: Auditório Square SC - Florianópolis 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias