23°C 26°C
Salvador, BA
Publicidade

Antonio Caramelo explica importância da biofilia na arquitetura

O princípio por trás da biofilia é bastante simples: conectar humanos com a natureza para melhorar o bem-estar

31/05/2024 às 09h00
Por: Redação
Compartilhe:
Antonio Caramelo explica importância da biofilia na arquitetura

O arquiteto baiano Antonio Caramelo aplica os conceitos de Biofilia nos seus projetos e cria espaços que reúnem formas orgânicas, materiais naturais, aproveitamento da luz e da ventilação natural e conexão com a natureza.

A biofilia é uma tendência que tem se destacado na arquitetura e no design de interiores, com projetos que se baseiam na conexão das pessoas com a natureza para promover vários benefícios como a redução dos níveis de estresse, maiores chances de um alto desempenho em tarefas cognitivas, sensoriais e memoriais, e até a redução de ocorrência de distúrbios psicológicos.

Cada vez mais prédios corporativos, universidades, hotéis e hospitais buscam estas soluções, estimulando os sentimentos de tranquilidade e satisfação de seus funcionários, clientes e pacientes.  Estudos revelam que a presença do verde em um espaço promove bem-estar, sensação de relaxamento, saúde e conforto emocional; assim, projetar ambientes que conectem as pessoas à natureza.

O design biofílico tende a trazer ganhos em relação à produtividade e bem-estar, uma vez que o contato com a natureza influencia diretamente na qualidade de vida e na sensação de aconchego, estimula o aprendizado e a criatividade e promove desenvolvimento.  "Buscamos integrar os elementos e texturas naturais aos espaços construídos, seja no revestimento de piso e parede, acabamento do mobiliário, valorização da entrada abundante de luz natural, introdução de plantas e vegetação nos espaços internos, além da especificação do mobiliário com cores e formas inspiradas na natureza,  curvas suaves e silhuetas botânicas. Desta forma, acreditamos que conseguimos criar espaços visualmente atraentes, mas também que proporcionam conforto emocional e bem-estar aos moradores e visitantes", explica.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias