23°C 26°C
Salvador, BA
Publicidade

Emccamp Residencial e Senai promovem curso gratuito para formação de azulejistas, em São Paulo

A Escola de Formação da construtora, realizada em parceria com a entidade, promoverá a certificação de profissionais que desejam ingressar no mercado de trabalho paulista; os interessados podem se inscrever, até o dia 3 de junho

29/05/2024 às 09h30
Por: Redação
Compartilhe:
Emccamp Residencial e Senai promovem curso gratuito para formação de azulejistas, em São Paulo

O setor de construção civil tem passado por um crescimento marcante na geração de empregos, porém, ao mesmo tempo, tem que enfrentar a temida falta de mão de obra especializada. Segundo os dados da Sondagem da Construção do FGV Ibre, a escassez de mão de obra foi apontada por quase 30% das empresas como uma das principais dificuldades já enfrentadas. Além disso, uma enquete da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com 800 empresas, indicou que sete em cada dez construtoras já sofrem com a escassez de mão de obra no setor. Outro levantamento do Sintracon-SP indica que há uma carência de 30 mil profissionais no mercado imobiliário somente de São Paulo.

Para driblar esse contexto, a Emccamp Residencial, construtora que atua há 47 anos no mercado da construção em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, lançou uma Escola de Formação para qualificar profissionais que desejam ingressar no setor. Trata-se de uma parceria com o Senai que levará os interessados para um aprendizado dentro da obra e oferecerá oportunidades de absorção pela empresa.

Atualmente, a empresa está com vagas abertas para o curso de azulejista em São Paulo, que formará pedreiros com foco em assentamento de cerâmica. Oferecido de forma gratuita e com certificação, o curso não exige requisitos especiais, apenas formação no Ensino Básico para acompanhamento das aulas teóricas. O gerente de qualidade da Emccamp e um dos responsáveis pelo projeto, Romagno Soares de Moraes, explica que, além de atrair profissionais para a empresa, o projeto tem aspirações sociais. “Ele contempla uma busca por trabalhadores mas, também estampa o desejo de promover algo de positivo para a sociedade, através da qualificação acessível”, afirma.

Os interessados podem se inscrever, até o dia 3 de junho, diretamente com a empresa, através do telefone/whatsApp (31) 971746848 ou pelo e-mail [email protected], responsável Brenda Anunciação. As aulas estão previstas para terem início no dia 4 de junho na capital paulista. 

A primeira edição do curso de azulejista ocorrerá em São Paulo, dentro de uma obra da Emccamp, situada na rua Ptolomeu, 147, Vila Socorro. Já existe planejamento para ofertar cursos em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. “O planejamento inclui ainda a expansão das especializações para mais áreas, como a formação de montadores de forma e pintores”, conta Romagno. A empresa vai acompanhar o desenvolvimento profissional de 16 alunos neste projeto piloto. Nesse processo, os inscritos passarão 3 dias em formação teórica, em uma sala especialmente montada na obra para recebê-los. Após isso, o aluno estará apto para efetuar aulas práticas no próprio prédio.

Quem participar pode ainda ter a oportunidade de permanecer trabalhando com a Emccamp, que possui interesse em absorver os alunos no quadro de colaboradores. “Investir na qualificação é o caminho para driblar a falta de mão de obra especializada. Além da parceria com o Senai, na Emccamp temos a prática de realizar treinamentos de requalificação. Por exemplo, hoje em dia, em vez de desligar um pedreiro que não está muito bom em acabamento, nós optamos por requalificar e ensiná-lo a executar sua função da melhor forma”, explica Christina Santana, gerente de Recursos Humanos da Emccamp.

Ela conta que a construtora possui uma dinâmica própria de gestão da obra, que permite um melhor acompanhamento do desempenho dos profissionais. “Por exemplo, quando uma obra está finalizando uma fase, como a de fundação, nós já temos outra, em outro local, pronta para receber estes profissionais. Esse cronograma de obra organizado nos ajuda na retenção da mão de obra especializada, pois esses profissionais sempre são aproveitados e tem novos desafios pela frente dentro da própria Emccamp”, pontua. 

 

Serviço: Curso de formação de azulejista - Escola de Formação Emccamp

Local: São Paulo

Inscrição: até 3 de junho, através do telefone/whatsApp (31) 971746848 ou pelo e-mail [email protected], responsável Brenda Anunciação.

Início das aulas: 4 de junho

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias