23°C 26°C
Salvador, BA
Publicidade

Prefeitura entrega mais 100 casas reformadas pelo Morar Melhor no Lobato e vai chegar a 56 mil famílias até o final de 2024

Por meio do programa, são realizados serviços gerais, que vão desde pintura e reboco à troca de telhado, portas, janelas, pia e vaso sanitário

29/05/2024 às 08h30
Por: Redação Fonte: Vitor Villar / Secom PMS
Compartilhe:
Valter Pontes / Secom PMS
Valter Pontes / Secom PMS

O prefeito destacou que o Morar Melhor é um dos maiores acertos da Prefeitura. “É comum andar pelas ruas da cidade e as pessoas dizerem ‘prefeito, olha lá pela nossa comunidade’. E quando a gente faz uma pesquisa para ouvir as pessoas, esse é o programa que tem o maior número de pedidos. Vamos seguir investindo na reforma das casas, melhorando a vida de mais pessoas. E amanhã ou depois de amanhã, quem venha a ser o prefeito dessa cidade, vai ter a obrigação de continuar com o programa”, disse.

Vida nova - Uma das residências reformadas foi a de Daniela Silva, 40 anos, mãe solo de quatro filhos, que mora na comunidade há quase uma década. Ela ganhou o terreno de presente e, com muito esforço, trabalhando como empregada doméstica, construiu a casa. Como está desempregada há alguns anos, ficou sem condições de fazer a manutenção. “Antes, o telhado molhava muito, meu banheiro não era bem feito e não tinha porta nos quartos. Tinha várias coisas que eu não podia fazer, então ia jogando adiante”, disse.

“O Morar Melhor mudou muita coisa na minha vida. Botaram piso no banheiro, trocaram os telhados, botaram portas nos quartos, no banheiro, na porta da frente, fizeram a pintura… Gostei de tudo, a casa mudou muito”, contou ela, sem conseguir parar de sorrir. “É risada de felicidade, acho, de ver a casa assim, cheia de gente. Nunca vi tanta gente olhando para a minha casa, vendo tudo arrumadinho, pintadinho, eu gostei demais”, completou.

Daniela mora com o filho mais novo, Ícaro, e cria o neto, Maxwell, de oito anos. De todas as melhorias feitas na casa, a que mais conquistou a família - e que era mais repetida por ela - foi a varanda. “Eu amei essa varanda aí que fizeram, deu uma melhorada ótima. Antes não existia nada disso aí, e do jeito que era antes pra hoje tá totalmente diferente”, comemorou.

Por toda a cidade - Cerca de 300 localidades em bairros de Salvador já receberam o Morar Melhor desde 2015, quando o programa iniciou as suas atividades. Ilha Amarela, Pirajá, São Gonçalo do Retiro, São Marcos, Alto do Cabrito e Brotas foram algumas das regiões beneficiadas nos últimos meses.

Por meio do programa, são realizados serviços gerais, que vão desde pintura e reboco à troca de telhado, portas, janelas, pia e vaso sanitário. As melhorias são escolhidas pela própria família moradora, e o investimento por residência pode chegar até R$15 mil.

São selecionadas localidades com maior precariedade na condição dos imóveis, levando em conta dados sociais do IBGE e a observação de campo; com predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza; de mulheres chefe de família e de maior densidade habitacional. Não são contemplados pelo Morar Melhor imóveis em situação de risco, imóveis de aluguel ou de famílias que apresentam renda superior a três salários mínimos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias