A SOLID é uma das poucas empresas do segmento de envidraçamento de sacadas com isolamento acústico e esquadrias de alto padrão a disponibilizar no mercado nacional serviços com equipamentos de ponta, centro de usinagem automático, máquinas de corte, pintura eletrostática de última geração com tecnologia de ponta.
Idealizada pelo empresário, arquiteto e urbanista Rodrigo Belarmino, a empresa utiliza ferramentas de startup e se diferencia completamente no segmento, somando quase duas décadas de atuação, unidade fabril própria com 1500m² e portifólio composto por renomados clientes.
Líder em inovação, a SOLID trouxe ao Brasil o primeiro sistema de envidraçamento de sacadas automatizado e testado em laboratório, com bloqueio de chuvas e isolamento de ruídos. “Eu costumo dizer que a SOLID não é apenas uma vidraçaria, é uma empresa de engenharia inovadora, totalmente diferente do que o mercado tem feito. Para fazer um projeto, calculamos, verificamos a pressão de vento, analisamos a altura do prédio, e uma série de outras coisas que somente a gente faz neste ramo. Entregamos uma solução completa, correta, calculada e projetada para o cliente”, explica Rodrigo.
Estrutura e crescimento do negócio
Nos últimos três anos a empresa apresentou um crescimento de 400%, e isso consequentemente culminou na mudança de vários procedimentos e foi preciso detalhar ao máximo cada um desses processos ao time, uma estratégia que vem otimizando a organização e o crescimento do negócio.
Atualmente, a SOLID conta com o suporte de vários departamentos, entre eles, uma equipe comercial, de marketing e comunicação e uma fábrica totalmente estruturada que suprem as demandas, desde a fase de projetos, até a serralheria e vidraçaria, com todos os dados de cada divisão, cada área, com informações sobre o tempo necessário para executar cada tarefa e metas de tempo. “Estamos detalhando cada vez mais cada mini processo, na busca incessante por obter o máximo de dados possível para embasar todas as nossas ações”, enfatiza Rodrigo.
Um dos postos-chaves iniciados neste ano para estruturar o crescimento foi a criação da Universidade SOLID, uma iniciativa que oferece ao time interno uma série de cursos afim de melhor capacita-los, fomentar o crescimento profissional e aprimorar o desempenho das funções na empresa.
Treinamentos através de uma consultoria especializada em recursos humanos para a liderança também foram implementados, e a direção está passando por treinamento presencial, tanto na esfera pessoal quanto no contexto da empresa.
Logo, a empresa investe em novos processos, entregando manuais de serviço e instalação para os instaladores, realizando verificações periódicas do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e garantindo um acompanhamento mais próximo, com uma redução na relação gestor/técnico para garantir maior qualidade no serviço.
Além disso, a SOLID realiza mensalmente treinamentos de atualização para essa mão de obra, além de treinamentos de aceleração para qualificar ainda mais a equipe.
Humanização e preocupação com o cliente interno
Outro passo dados neste ano com foco na humanização da jornada dos colaboradores foi o acesso a um plano de saúde com cuidados médicos, nutricionais e psicológicos, tendo à disposição acompanhamento especializados e acesso a uma rede de telemedicina em diversas áreas.
Expansão
O segmento em que a empresa atua é complexo e envolve instalações de mão de obra na residência do consumidor final, por isso, acaba sendo muito mais desafiador, do que outros nichos no setor de decoração, estruturar os planos de expansão, por isso, para durante este ano, a SOLID focará na abertura de novas operações em regiões próximas a São Paulo, para somente depois continuar avançando para outras áreas do Brasil e do mundo.
Hoje, a empresa está presente em diversas localidades para melhor atender os clientes, com showrooms alocados em pontos estratégicos, como no Lar Center, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, que é o epicentro da arquitetura e decoração no país, e no D&D Shopping. Já existem também movimentos para a expansão na região de Alphaville, e por meio de representantes, a SOLID conta ainda com obras em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Florianópolis, Santa Catarina, Brasília, entre outras áreas do país.
Em 2023 houve até mesmo o processo de internacionalização da marca, que realizou obras em países como Angola, Chile, Argentina e República Dominicana, sempre mantendo o compromisso com a excelência em cada projeto.
Excelência, qualidade e assistência
A SOLID possui produtos com diferenciais significativos e requisitos de qualidade para o consumidor final, como por exemplo, o produto All Glass da linha Premium, que é reconhecido como o mais sofisticado do mercado, com fácil manuseio, acabamento diferenciado, resistência mecânica superior e excelente desempenho acústico, além de sua extrema segurança em períodos de chuvas e ventanias.
Já o sistema FSW, uma cortina de vidro sem trilho inferior, permite que um ambiente seja dividido e integrado sem que a estética deste seja comprometida.
‘Atualmente, até mesmo uma varanda pode se transformar em um espaço tecnologicamente avançado, onde o simples toque de um botão ou comando de voz via celular podem abrir as portas levando o cliente para um novo nível de conforto e conveniência", explica o CEO da SOLID.
Além da tecnologia de ponta dos produtos, a SOLID oferece e suporte técnico de alta qualidade, com uma equipe composta exclusivamente por engenheiros e arquitetos, garantindo um atendimento excepcional do início ao fim do serviço, proporcionando conforto, agilidade e excelência em toda a comunicação e atendimento.
Mín. 24° Máx. 27°