°C °C
Publicidade

Sem sobrar demais ou faltar: aprenda a calcular a quantidade certa de revestimento para pisos e paredes

Na hora da compra, é comum que profissionais de arquitetura e consumidores levem a dúvida sobre para o ponto de venda. Para não errar, a Roca Brasil Cerámica compartilha orientações que ajudam na decisão dessa etapa tão importante

14/05/2024 às 08h00
Por: Redação
Compartilhe:
Sem sobrar demais ou faltar: aprenda a calcular a quantidade certa de revestimento para pisos e paredes


O projeto arquitetônico está pronto, o modelo do revestimento para pisos e paredes foi escolhido, mas resta a dúvida: qual deve ser a quantidade a ser comprada no ponto de venda? Muitas vezes essa pergunta acompanha o especificador ou o próprio consumidor, que muitas vezes deixam nas mãos do vendedor o cálculo do volume a ser comprado. 

 

Mas que tal chegar na loja com essa informação na ponta do lápis? À frente das marcas Roca Cerámica e Incepa, a Roca Brasil Cerámica, empresa do Grupo Mexicano LAMOSA, reconhece essa incerteza vivida por quem vai fechar a compra. “Esse receio de estimar o volume errado faz todo sentido, pois ninguém quer correr o risco de levar a menos ou um número bem acima de caixas necessárias para o assentamento no local”, avalia Christie Silva Schulka, Marketing Manager da Roca Brasil Cerâmica.  

 

A empresa preparou um conteúdo assertivo para quem se encontra nessa fase da obra. Acompanhe! 

 

Cálculo do revestimento para paredes 



A Roca Brasil Cerámica explica que a estimativa do material começa com a clássica operação aritmética que compreende a largura x a altura de cada parede do ambiente. Com essa m², o próximo passo é medir as áreas referentes aos vãos das janelas e portas para subtrair do número inicial. 

 

Importante: adicionar a margem de segurança, entre 5 e 10%, do volume calculado.  

Exemplo de um cálculo prático de paredes:  

Dormitório com 4 paredes de 2 m de largura, e pé direto de 2,5 m. 



Perímetro total: 4 × 2 m (total de paredes multiplicado pela largura) = 8m 

Área total: 8 x 2,5 m (perímetro x pé direito) = 20 m² 

 

Vãos: porta – 0,8 x 2 m*= 1,6m² | janela: 1 x 0,5 m* = 0,5m² 

Somatória das áreas: 1,6 m² + 0,5 m² = 2,10 m² 

*largura x altura 

 

Subtração da área total com os vãos: 20 m² - 2,10 m² = 17,9 m² 

Levando em conta a margem de 10%: 17,9 m² + 1,79 m² = 19,69 m² de revestimento 

Cálculo do revestimento para pisos 



Calcular o total de revestimento para pisos é bastante simples e deve levar em conta o formato do ambiente. Para áreas retangulares, basta multiplicar o comprimento pela largura do ambiente, tendo assim a área total que se deseja revestir.   

 

Em seguida, deve-se proceder do mesmo modo com a peça escolhida para aplicação, como as 90 x 90 cm e 0,60 x 1,20 cm, entre outras dimensões, encontradas nas linhas da Roca Cerámica e Incepa. O passo final é dividir a m² do ambiente pela m² do revestimento para elaborar o quantitativo necessário para a instalação no ambiente. 

 

Margem de segurança para áreas retangulares: nos formatos de até 90 x 90 cm, recomenda-se um adicional de 5% a 10% da área total a ser revestida. Já para Superformatos Roca (120 x 120 cm | 100 x 200 cm | 120 x 250 cm | 160 x 160 cm e 160 x 320 cm) e Incepa (120 x 120 cm), o ideal é considerar entre 3 e 6 peças sobressalentes. Para a medição em ambientes integrados, a recomendação da Roca Brasil Cerámica é realizar a divisão em áreas menores para a obtenção das medidas individuais que, por sua vez, serão somadas posteriormente. 

 

No caso de áreas não tradicionais como um triângulo, a medição é feita através da multiplicação do comprimento e largura, que depois será dividida por 2. Tendo em mente que essa forma implica em um volume maior de recortes ou perdas, é sugerido um acréscimo entre 10 a 15% no total de peças compradas. 

 

Para efetuar o cálculo em número de caixas de revestimento a serem compradas, basta dividir a área total que se deseja revestir pelo m² indicada na caixa do produto, lembrando sempre de considerar o percentual de segurança recomendado. 

 

Atenção: 

Ao dividir a área total do cômodo pelo tamanho do revestimento, deve-se acrescentar a e realizar o arredondamento do número exato de peças. 

 

Rodapés 

 

Após computar a área do piso, a Roca Brasil Cerámica indica que não se pode esquecer do rodapé, elemento com altura de 10 e 15 cm e que protege a parede contra a umidade.  

 

É importante que o tamanho do rodapé e do porcelanato sejam compatíveis para resultar em uma conta exata. Por exemplo: se o rodapé tiver 10 cm de altura e o revestimento 60 cm, será possível cortar 6 rodapés e, no caso de 15 cm, 4. Entretanto, quando não há essa coerência, pode haver um desperdício de material no corte.  

 

Atenção: também vale a margem de 10% como forma de garantir tranquilidade durante a execução da obra.  

 

Atenção com as unidades de medida 

 

Considerando que o padrão das medidas é em metro, revestimentos como os de 90 x 90 cm devem ter suas dimensões convertidas: 0,90 x 0,90 m. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias