A CASACOR/SC e a Dimas Construções, parceria local da franquia em Florianópolis, promoveram uma noite de reflexão e referências sobre o tema que pauta as criações dos profissionais de norte a sul do país. Para esta missão ninguém melhor do que o jornalista e arquiteto Pedro Ariel Santana - também diretor de relacionamento da CASACOR - que participa do grupo curatorial da marca.
Como exemplo de abordagens de ambientes que emocionam e ficam marcados na memória, a arquiteta Juliana Pippi - veterana de várias edições catarinense e paulista - compartilhou sobre os processos criativos e onde busca referências que a mantém sempre em movimento. O evento foi realizado no showroom do D/Sense da Dimas Construtora, e reuniu o elenco da mostra em Florianópolis e convidados na noite da última segunda-feira (06).
"O tema é um convite para refletir sobre o mundo de hoje. O momento nunca foi tão importante e oportuno para esta reflexão e ação, sobre o que está acontecendo no mundo e a nossa responsabilidade com o futuro. Então, teremos ambientes que vão nos dar muito mais do que versões funcionais e estéticas, vão nos provocar a pensar e sentir no momento do agora", comentam os diretores da CASACOR/SC, Francis e Luiz Bernardo.
A CASACOR/SC - Florianópolis ocorrerá de 29 de setembro a 24 de novembro, no novo empreendimento D/Season da Dimas Construtora, que será construído no bairro João Paulo (onde era o antigo hotel Maria do Mar).
Pesquisa e referências do tema
O futuro é ancestral. Com esta frase Pedro Ariel abriu sua palestra acerca do tema "De presente, o agora", que levou mais de seis meses de muita pesquisa e trocas com a equipe curatorial da CASACOR. Nesta perspectiva, a ancestralidade é abordada como uma fonte de vida, sabedoria, identidade, pertencimento e criatividade. E como um elo entre passado, presente e futuro, formando uma teia de ações que conecta a humanidade.
Das suas viagens Brasil afora, Ariel selecionou trabalhos carregados de significados nos campos da arte contemporânea, da moda e da arquitetura. Recordou a exposição "Terra" dos curadores Gabriela de Matos e Paulo Tavares, ganhadores do Leão de Ouro, no Pavilhão Brasil na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023.
Da cosmovisão indígena, a qual defende que "Tudo é natureza", apontou a influência de Ailton Krenak, autor do livro "Ideias para adiar o fim do mundo" e primeiro indígena a obter uma cadeira na Academia Brasileira de Letras. Na moda, o estilista Maurício Duarte rompeu a ausência indígena em mais de 55 edições da São Paulo Fashion Week. Além da recente 35 Bienal de Arte de São Paulo que trouxe trabalhos dos artistas Rosana Paulino e Denilson Baniwa.
Sobram inspirações dentro da CASACOR. Como os ambientes dos profissionais Gabriela de Matos (2021), Tom Castro (2023), Jean de Just (2018), Ney Filho (2023), entre outros. A provocação que ficou para o elenco catarinense é: que ancestral queremos ser?
SERVIÇO:
CASACOR/SC - Florianópolis
Quando: De 29 de setembro a 24 de novembro
Onde: D/Season - Novo empreendimento da Dimas Construções, João Paulo
Mín. 24° Máx. 27°