O conceito do produto Home Equity ou CGI - Crédito com garantia de imóvel, é uma linha de empréstimo em que se utiliza um bem imóvel como garantia contribuindo para uma taxa de juros mais barata.
Os recursos do home equity são de livre destinação, ou seja, você utiliza para o que desejar. Podendo ser tomado tanto por pessoas físicas quanto jurídicas. Este ponto é importante pois permite a utilização desta captação para o que realmente interessa ao tomador, ressalta Antonio Carlos Oliveira que é Diretor Executivo da ACT Assessoria.
O limite a ser captado, definido pelo Banco Central do Brasil, com esta linha é de até 60% do valor da avaliação do bem imóvel, limitado sempre à capacidade de pagamento do cliente que é apurada pelo agente financeiro escolhido. Estamos nos referindo sempre a imóveis em zona urbana.
Nunca tivemos tanta diversidade de players ofertando home equity e atualmente contamos com uma variedade inédita de opções de produtos. São muitos bancos e fintechs que ofertam o produto.
Podem ser objeto do home equity, apartamentos, casas em condomínio ou não, salas comerciais, lojas, terrenos em condomínio ou não, finalização de obra individual e até de galpões.
Uma modalidade do produto que agora está acessível é a possibilidade de contar com recursos para finalizar a obra individual iniciada com recursos próprios. Ou seja, a pessoa comprou um terreno e iniciou a obra da sua casa com recursos próprios. E por algum motivo ou interesse não deseja mais investir de uma vez seus recursos financeiros para concluir a obra. Tais motivos vão desde o aparecimento de novas oportunidades de investimento até a simples necessidade de readequar o fluxo de caixa.
Existem opções de taxas fixas sem indexador, prestações já totalmente definidas. Também existem opções com indexadores de atualização monetária que podem ser TR, IPCA, CDI e IGPM.
Uma das facilidades do home equity além da taxa de juros mais em conta do que as outras modalidades de empréstimo é o prazo elástico para pagamento, por exemplo 240 meses, que contribui para que a prestação fique dentro do orçamento e potencialize a captação de um montante maior do que por exemplo um empréstimo consignado.
Para a modalidade de home equity é possível que os tomadores sejam pessoas físicas ou jurídicas e um mix entre ambas. Gostamos sempre de reforçar que é possível sim que empresas patrimoniais possam captar recursos através do home equity, inclusive utilizando os sócios para reforçar a aprovação do crédito. Os imóveis também podem estar em nome de terceiros que darão anuência na operação.
Um tema importante é que com a maior seletividade de crédito algumas pessoas físicas e jurídicas poderão ter mais dificuldade em contratar home equity mais hoje temos opções que se mostram acessíveis a tais públicos sendo inclusivas e disruptivas nas análises de crédito focando também na qualidade e liquidez do imóvel e na avaliação do foco na utilização do recurso.
A modalidade de home equity cresceu bastante em 2023 e deve crescer ainda mais em 2024. As principais utilizações para os recursos captados pelo home equity são investimentos, fomentar negócios, aquisições estratégicas inclusive glebas de terra, construções, iniciar projetos, equacionamento de dívidas mais caras como também para realizar sonhos.
A tendência é de crescimento também para utilização do home equity em pequenas e médias empresas. E contamos hoje com produtos focados neste nicho de mercado que na concretização do crédito não movimenta apenas o mercado de crédito imobiliário mais sim o da economia como um todo, pois gera empregos diretos e indiretos, compra insumos etc.
Outro ponto importante é o momento de buscar crédito. Caso seja para concretização de sonhos e projetos deve se considerar um tempo de aproximadamente 60 dias para os recursos estarem disponíveis considerando o tempo de análise e emissão do contrato e do registro do mesmo no cartório e consequente liberação dos recursos. Para quem deseja equalizar dívidas chamamos a atenção para não deixar as atuais prestações e compromissos ficarem em atraso ou o saldo devedor crescer muito para que se tome a iniciativa de optar pelo home equity.
Fica evidente que são muitas opções, variáveis, além de ter que escolher o melhor sistema de amortização, indexador, dentre outras decisões.
Outro ponto a considerar é buscar o crédito sozinho ou contar com uma assessoria. Independentemente de escolher ou não a ACT Assessoria para te servir neste momento, recomendamos ter sim no processo uma assessoria. Ela buscará dentre todas as opções do mercado, as melhores opções para você e o ajudará desde a escolha, aprovação do crédito e acompanhará até a emissão do contrato. Este processo todo na ACT Assessoria não tem nenhum custo para o cliente. Outra recomendação é que analise com atenção quem te oferece apenas uma opção ou poucas opções, pois o segredo é escolher as melhores dentre todas as opções do mercado. Também busque informações sobre a assessoria. Este trabalho de intermediação de crédito requer certificações específicas que são exigidas pelo Banco Central do Brasil, além de ser necessário contar com empresas e profissionais de notória especialização e confiabilidade no mercado. Lembre-se que informações preciosas são tratadas na aprovação do crédito e estar com empresas e profissionais reconhecidamente éticos é fundamental.
O Diretor Executivo da ACT Assessoria, Antonio Carlos Oliveira, destaca que este produto ajudará muitas pessoas que conseguirão realizar seus sonhos sem precisarem recorrer a recursos mais caros ou se desfazer de patrimônio. E frisa que a ACT Assessoria prestará toda a assessoria desde a aprovação do crédito até a emissão do contrato de home equity sem nenhum custo para o cliente com os serviços da ACT, desde que iniciado desde a aprovação do crédito com a ACT. Ou seja, realiza o sonho e não tem custo com a assessoria que será um diferencial no apoio, agilidade e eficácia da operação.
Quer saber mais sobre home equity ou conversar com Antonio Carlos da ACT Assessoria, é muito simples, envie e-mail para [email protected] ou mantenha contato pelo 71 9.9923-2303 ou pelo instagram @actassessoria
Antonio Carlos Oliveira é matemático com pós-graduação em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, Diretor executivo da ACT Assessoria, conceituado especialista em crédito imobiliário, palestrante e colunista de crédito imobiliário.
A ACT Assessoria é a maior geradora de crédito imobiliário do Nordeste e a assessoria mais completa em opções de financiamento imobiliário e home equity do Brasil. A ACT também atua com captação de funding para incorporadoras e loteadoras.
Mín. 23° Máx. 24°