Autoridades, representantes do setor da construção e convidados estiveram reunidos na noite de quinta-feira (18), na sede do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA), na Pituba, para o lançamento oficial da ConstruNordeste - maior evento de construção do Norte e Nordeste do país. A feira acontece de 31 de julho a 02 de agosto, no Centro de Convenções Salvador, e tem a proposta de reunir todos os segmentos da indústria da construção civil, além de apresentar novidades do setor, principais tendências, produtos e as mais modernas soluções em inovação e sustentabilidade.
Participaram da solenidade o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda da Prefeitura de Salvador representando o prefeito Bruno Reis, Mila Paes, o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, o presidente do Sinduscon-BA, Alexandre Landim, o vice-presidente do Sindicato, Ângelo Simões, o diretor e conselheiro também da entidade, Vicente Matos, e o presidente da Rede Bahia, Rogério Bruxellas. Marcaram presença o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Francisco Torreão, o diretor de Gestão e Relações Institucionais da Rede Bahia, Guilherme Lopes, e o Head da Bahia Eventos, Bruno Portela.
Na ocasião, foram apresentadas as novidades para a edição deste ano que promete superar os números alcançados em 2023, quando em três dias a ConstruNordeste reuniu mais de mil participantes nas palestras e uma média de 30 mil visitantes durante toda a feira.
Na semana em que o Sinduscon-BA completa 72 anos de conquistas, trabalho árduo e dedicação, o presidente Alexandre Landim, comenta sobre o sucesso do evento e da alegria de receber a todos na Casa da Construção. "Neste segundo ano o evento está mais consolidado, estruturado e preparado para receber todo o ecossistema da construção, desde os construtores, parceiros, fornecedores, amigos, estudantes, engenheiros e arquitetos. Seguimos com o mesmo modelo do ano passado utilizando os dois pavilhões do Centro de Convenções de Salvador. Nossa programação traz um volume de plenárias muito interessante para debater inovação e sustentabilidade, e reavaliar a nossa construção. O momento é muito bom e convido a todos para participarem desse evento que está muito melhor do que o do ano passado", conclui.
O presidente da Fieb, Carlos Henrique, deu destaque a um dos principais temas a serem discutidos na ConstruNordeste, a industrialização na construção civil. “O setor da construção passa por uma etapa de vários desafios, como produtividade, qualidade, atração de mão de obra. E a industrialização é a solução que vai permitir uma padronização dos processos de construção, garantindo maior qualidade e a consequência de tudo isso é o ganho de produtividade para o setor”, pontua.
Segundo o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, não há dúvidas de que a construção civil é um dos principais alicerces para o desenvolvimento da Bahia, além de ser um dos motores mais significativos para o avanço econômico, contribuindo com 5% para o PIB do setor em todo o país. "O Governo da Bahia reconhece o potencial da indústria da construção civil como uma força transformadora, capaz de melhorar o cenário urbano das nossas cidades e a vida das pessoas. É com este entendimento que temos dedicado esforços para apoiar e incentivar este setor crucial, cientes de que essa parceria é fundamental para promover mais emprego, renda e, consequentemente, o progresso do nosso estado".
Para Mila Paes, secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda da Prefeitura de Salvador, que esteve presente ao evento representando o prefeito Bruno Reis, para a cidade de Salvador é um presente ter retomado essa pauta sobre renascer a antiga ExpoNordeste e fazer com que a capital baiana retome esse protagonismo na discussão de negócios e na discussão de inovação. "Só dentro da gestão de Bruno Reis investimos mais de R$ 1.3 bilhões em obras de infraestrutura, um setor fundamental que gera mais de 65 mil empregos diretos só na cidade de Salvador. Uma massa salarial estimada em 2024 que vai chegar a quase R$ 200 milhões, então realmente é uma locomotiva econômica da nossa cidade ter uma feira desse porte acontecendo na cidade de Salvador é algo realmente nos motiva e mostra que estamos no caminho certo".
O presidente da Rede Bahia, Rogério Bruxellas, afirma que o evento veio para ficar definitivamente. "Houve uma aderência do mercado de construção muito grande. No ano passado tivemos mais de 30 mil pessoas e esse ano esperamos superar esse número de visitação, justamente pela força da Rede Bahia, na divulgação em todo o estado da Bahia".
De acordo com o head da Bahia Eventos, Bruno Portela, a perspectiva é de ampliação do sucesso que já foi a ConstruNordeste no ano passado. “Na nossa primeira edição, tivemos números que só confirmaram o quanto esse mercado tem destaque na Bahia. Durante três dias, tivemos 100% de ocupação do Centro de Convenções Salvador. Estamos nos organizando para um evento ainda maior, que agregue para expositores e visitantes”, conta.
A ConstruNordeste tem a realização da Bahia Eventos e conta com a parceria institucional do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA), da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Mín. 24° Máx. 25°