25°C 27°C
Salvador, BA
Publicidade

Câmara aprova projeto que obriga anotação de ações judiciais no registro de compra e venda de imóveis

O projeto determina que deverá constar no registro do imóvel se existem ações envolvendo a reivindicação de posse ou propriedade

06/03/2024 às 09h00
Por: Redação Fonte: Valor Econômico
Compartilhe:
Câmara aprova projeto que obriga anotação de ações judiciais no registro de compra e venda de imóveis

Relator, o deputado Lafayette Andrada (Republicano-MG) diz que a proposta trará transparência e segurança aos negócios.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (28) projeto de lei que exige a anotação de ações judiciais no registro de compra e venda de imóveis. O texto vai à sanção presidencial.

O projeto determina que deverá constar no registro do imóvel se existem ações envolvendo a reivindicação de posse ou propriedade, processo de execução de penhora, hipoteca judiciária ou outro tipo de ação cujos resultados ou responsabilidade patrimonial possam reduzir seu proprietário à insolvência.

Relator, o deputado Lafayette Andrada (Republicano-MG) afirmou que a proposta trará transparência e segurança aos negócios.

“A concentração de todos os atos restritivos na matrícula do imóvel diminui a burocracia e a necessidade de terceiros consultarem diferentes cartórios judiciais e extrajudiciais pelo país a fim de saber se há alguma disputa judicial em curso que possa vir acarretar a anulação do negócio jurídico de compra e venda”, afirmou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias