Um levantamento da uCondo, startup de gestão condominial com mais de 370 mil usuários no app em mais de 4 mil condomínios do país, mostra que o uso dos espaços comuns no primeiro trimestre do ano são 25% maiores do que no restante do ano. Nesse período, em que as pessoas antecipam reservas para o uso, é possível observar que férias e feriados como o Carnaval são momentos de, além de viajar, curtir onde se mora.
Com os condomínios mais movimentados em férias e feriados, aumentam também as chances de atrito entre os moradores. “Administrar o aumento do fluxo de pessoas e a organização dos eventos, enquanto asseguramos a limpeza e a harmonia, é um desafio desse período”, aponta Marcus Nobre, CEO da uCondo. “Uma medida inicial recomendável envolve o envio, por parte do síndico, de um comunicado a todos os moradores, reiterando a necessidade de reduzir o volume do som em festas nos espaços comuns e nos apartamentos a partir das 22h”, aconselha.
Para esses períodos de alta demanda dos espaços comuns, a uCondo sugere que os moradores interessados se antecipem e façam a reserva o quanto antes para não perder nenhum momento de diversão, além de, claro, respeitar todas as regras do condomínio para evitar problemas com os vizinhos. Imagine que o morador do 401 tenha reservado a área para churrasco na terça-feira de Carnaval e, chegando lá, encontre os utensílios de cozinha sujos e latas de cerveja vazias por toda parte, deixados pelo morador do 202 na segunda-feira. É a receita perfeita para um bate-boca, certo?
Se a regra é deixar o espaço limpo após o uso, a solução é uma só: limpar. Mas para a comunicação e relacionamento, a digitalização da gestão condominial pode facilitar, e muito, nessas horas. Por aplicativo, o morador pode reservar o espaço desejado, acessar as regras de uso, enviar um comunicado a todos os vizinhos sobre o evento a ser realizado, abrir um chamado de conserto caso o espaço precise de reparos, controlar o acesso dos convidados na portaria e conversar por chat individual com o síndico ou qualquer morador se surgir a necessidade.
“Centralizar as atividades em uma única plataforma simplifica a organização de eventos e o cotidiano do condomínio. Isso minimiza o estresse, substituindo discussões em grupos de WhatsApp por comunicações diretas e eficientes. Com o app, ao abrir um chamado para o síndico sobre uma infiltração, ele é imediatamente notificado e já pode encaminhar para o responsável pela resolução”, argumenta o CEO. “Esse é um ganho enorme de relacionamento dentro dos condomínios”, conclui
Sobre a uCondo - Fundada em 2015 por Marcus Nobre (CEO) e Co-founder, Léo Mack (COO) e Co-founder, Juliano Corso (CTO) e Co-founder e Ivan Benkendorf (PM) e Co-founder, em Curitiba (PR), a uCondo é uma startup e plataforma que otimiza a operação das administradoras de condomínios, o dia a dia do síndico e dos funcionários e leva comodidade para os moradores. A uCondo se destaca no mercado por oferecer uma solução inovadora que cabe no bolso: um sistema e aplicativo de comunicação e gestão financeira completa para condomínios, conectando síndicos, administradoras, moradores, porteiros e bancos em um único lugar. A startup faz parte do Órbi Conecta, o principal hub de inovação e empreendedorismo digital de Minas Gerais, e do Cubo Itaú, em São Paulo, o mais relevante centro de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina.
Mín. 25° Máx. 28°