25°C 28°C
Salvador, BA
Publicidade

Crédito Imobiliário: 2023 se consolida com o terceiro melhor ano da história

Antonio Carlos Oliveira, Diretor Executivo da ACT Assessoria ressalta que o desempenho em 2023 já é muito bom, e o melhor é que a perspectiva é de crescimento para 2024 e apesar de saber que está muito cedo, arrisco dizer que 2024 tende a ser melhor que 2023

02/02/2024 às 06h00 Atualizada em 02/02/2024 às 09h46
Por: Redação
Compartilhe:
Crédito Imobiliário: 2023 se consolida com o terceiro melhor ano da história

Tivemos em 2023, segundo a ABECIP (Associação Brasileira de Entidades de Captação e Poupança), o excelente número de R$ 153 bilhões em volume de financiamento para aquisição e construção considerando os recursos da caderneta de poupança. Apesar da redução de 14,6% do volume se comparando a 2022, 2023 se consolidou como o terceiro melhor ano da história do crédito imobiliário.  


Antonio Carlos Oliveira, Diretor Executivo da ACT Assessoria ressalta que o desempenho em 2023 já é muito bom, e o melhor é que a perspectiva é de crescimento para 2024 e apesar de saber que está muito cedo, arrisco dizer que 2024 tende a ser melhor que 2023. Fomos sempre entusiastas que 2023 seria muito bom e que deveria ser o terceiro melhor ano da história, e foi. Ficamos muito felizes com o resultado.


Nós da ACT Assessoria acreditamos que haverá redução dos juros do crédito imobiliário o que levará mais gente a tomar financiamento, e também o dinheiro ficará mais barato para o incorporador captar para construção dos empreendimentos. Também achamos que a inadimplência deve reduzir e com isso ajuda ainda mais na redução dos juros. E com a estabilização, a tendência é que haja uma captação líquida positiva da caderneta de poupança gerando assim mais dinheiro livre para fomentar os financiamentos. E podem apostar que a concorrência entre os bancos e fintechs para gerar crédito imobiliário será alta e assim o mercado todo ganha, principalmente o tomador do crédito.


Segundo Antonio Carlos, devemos também considerar que hoje a captação de recursos para o crédito imobiliário também vem forte do mercado de capitais e já existem esforços de bancos e fintechs para trazer ainda mais dinheiro do exterior para fomentar o mercado de crédito imobiliário. Ventos ainda melhores ainda estão por vir.


Em 2023 foram financiados 499,7 mil imóveis, resultado 29,9% inferior ao de 2022.


Especificamente em dezembro de 2023 o montante de financiamento para aquisição e construção foi R$ 15,5 bilhões, mostrando um crescimento de 31,8% em relação a novembro de 2023 e um crescimento de 11% em relação a dezembro de 2022.


No tocante a unidades financiadas em dezembro de 2023 foram 48,4 mil imóveis considerando aquisição e construção. A fonte das quantidades e montantes do crédito imobiliário aqui espelhados é da ABECIP.


Vamos juntos e fortes para 2024.


Quer saber mais informações entre em contato com a ACT Assessoria pelo instagram @actassessoria ou envie email para mim [email protected] ou ligue para 71 9.9923-2303


Antonio Carlos Oliveira é matemático com pós-graduação em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, Diretor executivo da ACT Assessoria, conceituado especialista em crédito imobiliário, palestrante e colunista de crédito imobiliário.


A ACT Assessoria é a maior geradora de crédito imobiliário do Nordeste e a assessoria mais completa em opções de financiamento imobiliário e home equity do Brasil. A ACT também atua com captação de funding para incorporadoras e loteadoras.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias