Geralmente, quem vai receber a família ou amigos em casa para as festividades de Natal e Ano Novo, agora já está ansioso para deixar tudo simplesmente perfeito. Afinal, todos os detalhes, sorrisos, lembranças e mimos são valiosos. Tanto para quem vai ter a presença de convidados pela primeira vez no lar, como para quem já é veterano na arte de receber bem, a megastore Yamamura preparou um guia de decoração e iluminação para as áreas sociais, como salas de jantar e estar, barzinhos, halls de entrada, varandas, terraços e espaços gourmet. Confira mais detalhes a seguir!
Sala de Jantar
Protagonistas da decoração, as salas de jantar normalmente são amplas e integradas a outros ambientes. Por isso, é indicado criar uma variação entre artigos de iluminação embutidos e os aparentes. No caso das luminárias embutidas, os plafons com iluminação difusa são as apostas para a luz geral. Já para as aparentes, a sugestão é pelo uso de pendentes ou lustres acima da mesa.
No caso do lustre (que costuma ser maior e mais imponente) geralmente é colocado apenas um modelo de destaque na sala de jantar. No caso dos pendentes (que na maioria das vezes são menores e mais versáteis) é permitido arriscar mais! É possível alternar peças e suas respectivas alturas, para trazer uma atmosfera descontraída.
Sala de estar
Até que a ceia seja oficialmente servida, é na sala de estar que, geralmente, as visitas passam os primeiros momentos de interação. Por isso, o ambiente necessita trazer aconchego e bem-estar a todos. Vale investir em um barzinho para a preparação de alguns drinks, ou em um cantinho montado especialmente para degustar alguns aperitivos e jogar conversa fora.
Observação: Tanto para a sala de jantar, como a sala de estar, quanto as demais áreas sociais em que os convidados serão recebidos, a temperatura de cor recomendada é o branco quente (2700K a 3000K) para trazer a sensação de bem-estar.
Áreas Gourmet (varandas, terraços etc.)
Vale apostar em pendentes decorativos em cima das mesas ou cordões de luzes decorativos. Arandelas e plafons também são bem-vindos. Para os espaços cobertos há mais opções de luminárias, pois não necessitam de peças com um grau tão elevado de proteção. Para os locais a céu aberto, como os terraços, que estão sujeitos à ação de intempéries, o recomendado é comprar produtos com Índice de Proteção IP65 (resistente à poeira e aos respingos d’água), IP66 (que suporta jatos d’água) ou IP67 (que resiste à imersão temporária).
Atenção para estas dicas:
- No caso específico de bancadas de churrasco ou de preparação dos alimentos em áreas gourmet, a luz de temperatura branco neutro pode ser uma boa pedida (4000K) para auxiliar nas atividades e contribuir com a concentração.
- Nas varandas cobertas, quando as luminárias se encontram muito próximas de áreas suscetíveis às ações de chuva e sol, também convém procurar por produtos de iluminação com o grau mínimo IP65.
Hall de Entrada
A primeira impressão é a que fica! Tal frase pode se aplicar perfeitamente ao hall, por ser o ambiente de entrada das visitas. Para quem gosta de iluminação minimalista, o uso de perfis de LED com desenhos inusitados nos tetos ou paredes, pode deixar qualquer pessoa encantada. Também é possível imprimir o estilo pessoal dos moradores por meio de peças como pendentes, lustres, arandelas, plafons, luminárias de mesa (acima de móveis) ou de piso (em um canto especial), disponíveis em diferentes estilos.
Mín. 23° Máx. 25°