O segundo semestre costuma ser mais movimentado para o mercado imobiliário, especialmente em novembro e dezembro, quando as construtoras apostam suas fichas na liquidação de estoques. Os ganchos para atrair clientes são a já tradicional Black Friday e o pagamento da primeira parcela do 13º salário. Nesse período, surgem campanhas de descontos, parcelamento da entrada e documentação gratuita.
A CTV Construtora registrou crescimento de mais de 40% nas vendas de imóveis nos últimos dois anos entre os dois meses. A percepção é que as pessoas ficam mais dispostas a investir na compra da casa própria com as vantagens oferecidas pela construtora, que se somam aos benefícios do programa Minha Casa, Minha Vida.
Segundo o gerente Comercial da empresa, Bruno Camargo, a campanha Black November é exclusiva para o Match Residencial, na Vila da Penha, que está pronto para morar. O valor das unidades passou de R$ 345 mil para R$ 339 mil.
— O pagamento do 13º salário pode ser usado na entrada, e entregamos os imóveis com armários na cozinha, o que representa uma economia de até R$ 15 mil. A expectativa é zerar o estoque de unidades do empreendimento.
Novembro e dezembro são meses em que a Living e a Vivaz recebem muitos contatos e propostas de interessados em comprar imóveis. O gerente Comercial das construtoras, Matheus Quintino, atribui a movimentação ao pagamento do 13º, que engorda a poupança e permite investir na entrada de um imóvel
— Em dezembro, os clientes costumam amortizar parcelas da entrada ou do financiamento — informa Quintino.
Segundo ele, entre 2021 e 2022, houve aumento de 25% nas vendas de unidades. Em setembro deste ano, as empresas já haviam atingido o mesmo valor geral de vendas de todo o ano passado.
O vice-presidente da Cury, Leonardo Mesquita, lembra que, ao mesmo tempo em que há predisposição do cliente em comprar nessa época, a concorrência aumenta. Isso acaba exigindo das construtoras ações que realmente possam atrair os consumidores.
A empresa programou para o primeiro fim de semana de dezembro a Virada Cury, que vai oferecer condições e preços especiais de unidades em diversos empreendimentos. A campanha vai durar 48 horas, mas a divulgação começa a partir de 20 de novembro, para que as pessoas possam se preparar para o processo de aprovação do financiamento.
— Nosso mercado tem a característica de vender por meio de crédito. Então, temos que dar tempo para os interessados tomarem conhecimento da ação e se prepararem para as burocracias necessárias antes de efetivamente fechar negócio — pontua Mesquita.
Provavelmente vão integrar o grupo de ofertas os sete lançamentos da Região Portuária e os de Irajá, Recreio, Jacarepaguá, Cachambi e Niterói, alguns enquadrados no Minha Casa, Minha Vida. O desconto no valor das unidades pode chegar a 15%, e a empresa pretende oferecer condições especiais para o pagamento da entrada.
— Os descontos no preço são os grandes motores das vendas, pois ajudam de fato na tomada de decisão do cliente — avalia Mesquita.
A Avanço Realizações Imobiliárias está oferecendo kit de armários na cozinha, no banheiro e nos quartos para quem fechar negócio no Now Plus Méier e no Now Lafayette, na Vila da Penha, que têm juntos dez unidades em estoque. A campanha começou no início de novembro e vai até meados de dezembro.
— A oferta de armários pode gerar uma economia de R$ 20 mil a R$ 30 mil para os clientes. É um valor significativo, e são de grande importância para o futuro morador — destaca Tiago Sampaio, gerente Comercial da construtora.
Propostas alternativas ao uso do 13º salário
Ofertas incluem abono da primeira parcela da entrada e FGTS em dobro
Quem comprar uma unidade da MRV em novembro vai pagar a primeira parcela da entrada somente em março de 2024. Outra ação válida até o fim deste mês é o FGTS dobrado: a empresa dará o desconto no mesmo valor que o cliente tiver disponível no fundo para a compra do imóvel. A redução do preço da unidade nessa campanha pode ser de até R$ 4 mil. A campanha da MRV contempla 3,7 mil unidades em 18 empreendimentos no Rio de Janeiro. Todos estão enquadrados no Minha Casa, Minha Vida.
— A empresa costumava fazer a campanha 13º em Dobro, mas neste ano trocamos para o saldo do FGTS. Um dos motivos é porque constatamos ser difícil, às vezes, convencer o cliente a utilizar o 13º salário em opções que não sejam ligadas a festas de fim de ano e viagens — admite o gestor Comercial da construtora no Rio Janeiro, Guilherme Malaquias.
Já a Riviera está oferecendo parcelamento da entrada em até cem vezes no Central Park, em Duque de Caxias, empreendimento enquadrado no programa Minha Casa, Minha Vida. Os apartamentos são de dois quartos, e o condomínio conta com segurança e área de lazer de resort.
A construtora oferece 7% de desconto para pagamento à vista da unidade, que custa a partir de R$ 189 mil. Para as pessoas que optarem por financiamento da Caixa, a documentação (escritura e ITBI) será gratuita.
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